O que é o endomarketing Digital?

Perguntado por: aamorim4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Endomarketing Digital nada mais é do que a evolução das estratégias convencionais do endomarketing tradicional empregadas nas novas plataformas tecnológicas.

Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.

O endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para o público interno de uma empresa, ou seja, para os seus colaboradores. Trata-se de um conjunto de ações e práticas cujo objetivo é engajar, motivar e alinhar os funcionários em relação aos objetivos, valores e cultura da organização.

Os objetivos do endomarketing
Portanto o endomarketing é engajador e estabelece uma comunicação mais estreita com o público interno. Identifica sentimentos e percepções sobre a forma como a empresa se comunica com eles e entre eles.

Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.

Exemplos de endomarketing

  • treinamentos e capacitações;
  • incentivos ao diálogo e à troca de experiências;
  • eventos corporativos voltados aos colaboradores;
  • valorização do desempenho individual e coletivo;
  • melhorias nos processos de comunicação interna.

Os pilares do endomarketing, são, portanto, as ações estratégicas, ações motivacionais e ações de apoio à gestão.

Um dos propósitos do marketing é vender o produto, já no endomarketing o objetivo é vender a ideia. Esta ideia nasce a partir das necessidades da organização em reforçar os pontos a serem trabalhados para que a empresa atinja seus objetivos.

O endomarketing deve ser pensado pelo RH com base no perfil comportamental de cada colaborador. Assim, é possível planejar e implementar ações de maneira direcionada e personalizada, que faça com que os colaboradores vejam mais valor nessas iniciativas.

Agora, vamos discorrer sobre os 7 principais benefícios dessa estratégia, veja abaixo!

  1. Aumenta a motivação e o engajamento. ...
  2. Estimula a produtividade. ...
  3. Diminui a rotatividade. ...
  4. Promove a lealdade à empresa. ...
  5. Melhora o clima organizacional. ...
  6. Estimula uma cultura de inovação. ...
  7. Transforma os funcionários em canais para o cliente.

O endomarketing é um conjunto de ações voltadas para o desenvolvimento de um bom ambiente de trabalho. Essa é uma estratégia de marketing institucional que visa melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, refletindo em mais engajamento e motivação e menor índice de rotatividade.

Motivação, valorização, comprometimento e recompensa: estas são as palavras-chave das atividades da equipe de endomarketing. Busca apoiar todas as ações que visam motivar e gerar comprometimento do empregado com a empresa.

Em resumo: A comunicação interna envolve processos de informação, enquanto o endomarketing trabalha o incentivo e a interação entre colaboradores e empresa.

O que é endomarketing e como implementar em sua empresa!

  1. Ouça os colaboradores.
  2. Faça pesquisas de satisfação com os colaboradores.
  3. Implemente benefícios.
  4. Integre as pessoas.
  5. Melhore a comunicação interna.
  6. Treine e capacite seus colaboradores.

Confira abaixo quatro políticas de endomarketing bem sucedidas e que podem inspirar você:

  • 1 – Toyota. A montadora japonesa é referência no quesito marketing interno. ...
  • 2 – Portobello. ...
  • 3 – Best Buy. ...
  • 4 – Citibank. ...
  • 5- Wise Up.

A diferença entre o conceito de endomarketing e comunicação interna é que o primeiro está relacionado a ações de engajamento e incentivo. Já a comunicação interna tem a ver com informação, como a empresa se comunica com seus colaboradores – e o inverso também.