Qual a origem do Endomarketing?
O endomarketing é uma ferramenta nova na área do marketing, introduzido na década de setenta por Saul Bekin, segundo Grönroos (2003).
Quem criou o termo endomarketing
Endomarketing foi um termo patenteado em 1995 pelo Saul Faingaus Bekin. Implantado no Brasil por volta dos anos 70 e que cada vez mais veio assumindo o mercado e tornando se importante nas empresas.
Qual a base do endomarketing
A base do endomarketing é o relacionamento. Quando uma organização decide estabelecer uma relação saudável com seus colaboradores, ela está melhorando sua imagem e facilitando a fidelização desse público com o negócio.
Qual é o conceito de endomarketing
Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.
O que é endomarketing e qual a sua importância
O Endomarketing é a ação conjunta entre marketing e recursos humanos dentro da empresa, voltada para o cliente interno. É um conceito vindo da administração com foco em fazer com que o próprio colaborador tenha uma boa visão do local onde trabalha, reconhecendo assim a própria marca de dentro para fora.
Quando surgiu o endomarketing no Brasil
O Endomarketing surgiu a partir de um estudo para gestão de conflitos internos por Saul Fainsgaus Bekin, na década de 70, mas foi patenteado apenas em 1990, com a publicação de seu livro chamado “Fundamentos do Endomarketing”.
Qual é o principal objetivo do endomarketing
Os objetivos do endomarketing
Portanto o endomarketing é engajador e estabelece uma comunicação mais estreita com o público interno. Identifica sentimentos e percepções sobre a forma como a empresa se comunica com eles e entre eles.
Quais os 4 fundamentos do endomarketing
Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.
Quais são os três pilares do endomarketing
Os pilares do endomarketing, são, portanto, as ações estratégicas, ações motivacionais e ações de apoio à gestão.
Como se aplica o endomarketing
Como aplicar o endomarketing na sua empresa?
- Melhoria nos processos de comunicação interna. ...
- Eventos e palestras motivacionais. ...
- Iniciativas de integração. ...
- Benefícios para os colaboradores. ...
- Treinamentos. ...
- Pesquisas de satisfação.