Qual a origem do Endomarketing?

Perguntado por: enovais . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 7 votos

O endomarketing é uma ferramenta nova na área do marketing, introduzido na década de setenta por Saul Bekin, segundo Grönroos (2003).

Endomarketing foi um termo patenteado em 1995 pelo Saul Faingaus Bekin. Implantado no Brasil por volta dos anos 70 e que cada vez mais veio assumindo o mercado e tornando se importante nas empresas.

A base do endomarketing é o relacionamento. Quando uma organização decide estabelecer uma relação saudável com seus colaboradores, ela está melhorando sua imagem e facilitando a fidelização desse público com o negócio.

Endomarketing, ou Marketing Interno, é um conjunto de ações que visa desenvolver um bom ambiente de trabalho para os colaboradores. Entre elas estão campanhas de satisfação, programas de bem-estar, fortalecimento da cultura da empresa e políticas de benefícios para os trabalhadores.

O Endomarketing é a ação conjunta entre marketing e recursos humanos dentro da empresa, voltada para o cliente interno. É um conceito vindo da administração com foco em fazer com que o próprio colaborador tenha uma boa visão do local onde trabalha, reconhecendo assim a própria marca de dentro para fora.

O Endomarketing surgiu a partir de um estudo para gestão de conflitos internos por Saul Fainsgaus Bekin, na década de 70, mas foi patenteado apenas em 1990, com a publicação de seu livro chamado “Fundamentos do Endomarketing”.

Os objetivos do endomarketing
Portanto o endomarketing é engajador e estabelece uma comunicação mais estreita com o público interno. Identifica sentimentos e percepções sobre a forma como a empresa se comunica com eles e entre eles.

Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.

Os pilares do endomarketing, são, portanto, as ações estratégicas, ações motivacionais e ações de apoio à gestão.

Como aplicar o endomarketing na sua empresa?

  1. Melhoria nos processos de comunicação interna. ...
  2. Eventos e palestras motivacionais. ...
  3. Iniciativas de integração. ...
  4. Benefícios para os colaboradores. ...
  5. Treinamentos. ...
  6. Pesquisas de satisfação.