Qual a primeira fase do Endomarketing?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 13 votos

Uma efetiva comunicação interna é considerada o alicerce para um bom desenvolvimento do endomarketing. Assim, a empresa pode escolher canais que permitem um diálogo entre empresa e colaborador. Isso garante a estruturação de um bom diálogo.

A base do endomarketing é o relacionamento. Quando uma organização decide estabelecer uma relação saudável com seus colaboradores, ela está melhorando sua imagem e facilitando a fidelização desse público com o negócio.

Endomarketing não é o mesmo que Comunicação Interna. É um processo gerencial, cíclico e continuado, formado por um composto de 4 variáveis: a Empresa (o que entregamos aos colaboradores), o Ambiente (tangível e intangível), o Trabalho (a moeda de troca do colaborador), e por fim a Comunicação.

Os pilares do endomarketing, são, portanto, as ações estratégicas, ações motivacionais e ações de apoio à gestão.

As ações de endomarketing atuam no relacionamento com o interno: as pessoas que trabalham na organização. Ao melhorar a comunicação da empresa com seu público, impacta-se o engajamento e motivação das equipes.

Separamos aqui, alguns canais que podem ajudar na hora de criar a estratégia das ações de endomarketing, veja a seguir:

  • Rádio Corporativa: Imagine uma playlist que toca em horas estratégicas para animar os funcionários? ...
  • Jornal da firma: ...
  • Manual da cultura da firma: ...
  • Reconheça: ...
  • TV Corporativa:

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação

  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

O ciclo de vida do projeto é dividido em cinco fases de gestão de projeto: iniciação, planejamento, execução, monitoramento, encerramento.

Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover.

O Endomarketing é a ação conjunta entre marketing e recursos humanos dentro da empresa, voltada para o cliente interno. É um conceito vindo da administração com foco em fazer com que o próprio colaborador tenha uma boa visão do local onde trabalha, reconhecendo assim a própria marca de dentro para fora.

Podemos afirmar que o endomarketing acontece quando a empresa repassa a mesma informação, mas utiliza técnicas e estratégias de marketing para que ela seja vista e impactada de uma maneira mais efetiva pelos empregados.

O endomarketing pode ser definido como um conjunto de ações que tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho. Podem ser oferecidos incentivos aos colaboradores, como premiações, para valorizar, engajar e motivar os times de uma empresa.

Uma das principais estratégias de endomarketing é a comunicação interna. Com ela, a empresa implementa e mantém um canal direto com toda a equipe. Dessa forma, todos terão mais facilidade às atividades da empresa. É possível usar várias ferramentas para esse fim: jornais, murais, folhetins e vídeos.