Qual a linguagem utilizada na propaganda e porquê?

Perguntado por: acamacho2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

A linguagem persuasiva é amplamente utilizada na propaganda para convencer e influenciar os consumidores. Ao usar palavras e frases que apelam às emoções, desejos e necessidades do público-alvo, as marcas conseguem criar uma conexão emocional e motivá-los a agir.

A linguagem da publicidade usa ambiguidades, omite, exagera, brinca, usa metáforas e expressões de duplo sentido. Pode também conquistar usando a musicalidade, o ritmo e recursos sonoros, como rimas e assonâncias. O uso dos recursos da língua é essencial para a publicidade atingir seus objetivos.

Recursos de que se serve a linguagem da propaganda para sua função estética ou poética são, entre outros, a paronomásia, a rima, o ritmo, a aliteração, letras ou combinações de letras que vamos aqui chamar de exóticas, o jogo com a palavra e com a frase feita.

É um texto argumentativo que tem por objetivo persuadir pessoas a concordar com uma ideia ou a comprar um produto.

Define-se como propaganda toda comunicação que tem por finalidade propagar uma ideia, uma crença ou um produto, sem que, necessariamente, haja um interesse comercial.

Observe algumas linguagens específicas usadas nas apresentações:

  • visual;
  • corporal;
  • oral;
  • sonora.

A linguagem verbal e não-verbal, simples, comercial e persuasiva são comuns. A sátira, a ironia e o humor são chaves que podem trazer sucesso para uma empresa que busca vender. A linguagem coloquial (informal) também é utilizada pois é mais próxima da realidade das pessoas, das rotinas e da vida cotidiana.

As funções da linguagem são categorias dos estudos da comunicação. Toda linguagem é utilizada para comunicar algo a alguém. Sendo assim, considerando os elementos que constituem a comunicação (emissor, receptor, código, canal, mensagem e contexto), as funções dividem-se em: emotiva.

Emprego de figuras de linguagem como comparações, analogias, hipérboles e eufemismos; Uso do modo imperativo nos verbos; Alusão ao mundo conhecido do público-alvo em uma tentativa de aproximar a linguagem ao destinatário da mensagem; Emprego de trocadilhos e jogos de palavras.

As funções da linguagem correspondem à forma como o falante da língua utiliza a linguagem, consoante a intenção da mensagem que ele quer transmitir. Confira abaixo uma seleção de exemplos de textos e frases que ilustram todas as funções da linguagem: referencial, emotiva, poética, fática, apelativa e metalinguística.

Sabemos que a linguagem publicitária é essencialmente persuasiva, por ter como finalidade maior vender produtos ou serviços. Para tanto, há a articulação de recursos visuais, verbais, na publicidade impressa, constituindo uma rede de significações e produzindo, na sua recepção, um caráter consumista ou ideológico.

A propaganda deve ser capaz de atrair o público-alvo, chamar a sua atenção e agir de modo a obter os resultados desejados. Para que isso seja possível é muito importante estudar o público-alvo.

Por meio da publicidade, a população tem acesso a informações de utilidade pública sobre os mais variados assuntos como saúde (campanhas de vacinação), educação (campanhas de matrícula), bem-estar etc. Mesmo a propaganda comercial pode ser canal para divulgar e consolidar bandeiras importantes para a sociedade.

É mostrar em um curto espaço (comerciais, revistas, jornais), o porquê o produto é bom, fazer com que chame a atenção do cliente, o estimulando a possuí-lo e depois comprar. Muitas pessoas dizem que “propaganda é a alma do negócio”, uma vez que ela faz o produto se tornar conhecido.