O que é planilha ROI?

Perguntado por: odavila . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

Trata-se de um indicador gerencial usado para saber qual foi o resultado financeiro de um investimento realizado. Ele pode ser positivo ou negativo, indicando lucro ou prejuízo. O ROI é indicado para situações de investimento em que existe uma correlação direta de entrada e saída de recursos.

Como calcular na planilha ROI?

  1. A fórmula ROI tem esse seguinte formato: ROI = (receita gerada – custos) / custos.
  2. 100.000,00 – 20.000,00 = 80.000,00 / 20.000,000. ROI = 4.
  3. O que é taxa de conversão?

O que é ROI e qual sua função
Ele é uma métrica que permite analisar os valores que um negócio ganhou ou perdeu com determinados investimentos. Ele é um dos indicadores financeiros mais importantes para as empresas e, ao contrário do que pode parecer, não é utilizado apenas em campanhas de marketing.

Como calcular o retorno sobre investimento (ROI)
Basicamente, a fórmula padrão para calcular o retorno do investimento é: ROI = (Receita – Custo do Investimento) / Custo do Investimento. Isso significa que o retorno foi de três vezes o custo do investimento.

Como o ROI avalia o quanto determinado investimento retornou, um ROI ideal é sempre igual ou maior do que 1, que significa 100%. Isso porque, se o ROI for menor do que 100%, quer dizer que você receberá menos do que o montante investido.

A sigla ROI é uma abreviação do termo return over investiment, em português retorno sobre investimento. Com essa métrica é possível avaliar quanto dinheiro seu negócio está ganhando – ou perdendo -em cada investimento realizado. Todo mundo deseja obter o máximo resultado com o menor investimento possível.

Como o ROI normalmente é expresso em forma de porcentagem, multiplica-se tal resultado por 100. Com isso, no exemplo acima, o ROI foi de 400%. É importante ressaltar que o valor investido inicialmente deve incluir absolutamente todo o dinheiro empregado durante o processo, assim como todo o valor recebido.

Exemplo de cálculo
Vamos supor que uma empresa investiu $200.000,00 para desenvolver um novo produto. Ao final de um ano, esse produto teve um faturamento de $260.000,00. Agora basta aplicar a fórmula para encontrar o ROI. ROI = $((260.000,00 – $200.000,00) / $200.000,00) x 100 = 30%.

Enquanto o ROE é utilizado para medir a capacidade de uma empresa ser lucrativa utilizando como base seus lucros e patrimônios líquidos, o ROI é uma métrica que identifica o retorno sobre o investimento, seja de ganho ou de perda.

Em termos simples, é quanto dinheiro você ganhou em relação ao que gastou. Seu valor é expresso como uma porcentagem ou um número, e um ROI positivo significa que você obteve lucro. Já um ROI negativo indica que sua estratégia está gerando prejuízo.

Como calcular o retorno total? Para calcular o RT, como dito anteriormente, é preciso primeiro determinar a base para o ativo — ou portfólio de ativos — em questão. Depois, é só subtrair o valor atual do investimento da base de custo e adicionar o valor de quaisquer ganhos de renda no período.

ROI é a sigla em inglês para “Return on Investment”, traduzida como “Retorno sobre Investimento”. Ou seja, quando pensamos em marketing digital, calcular o ROI significa saber o quanto de retorno a empresa teve com determinado investimento.