Porque bolo se chama bolo?

Perguntado por: epires . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Assim, batizaram de "bolo" por parecer como uma bola. Já os gregos utilizavam essa receita dos egípcios e preparavam em um produto com mel coberto de velas acesas que representavam a lua cheia. Esse era oferecido à deusa da fertilidade, caça e maternidade, Artemis.

Significado de Bolo
substantivo masculino [Culinária] Massa de farinha, geralmente com açúcar e ovos, além de outros ingredientes, geralmente de forma arredondada ou retangular, cozida ou assada. [Culinária] Alimento salgado feito com variados ingredientes, assado ou frito: bolo de carne.

- Também, dizem que bolo surgiu em Roma, por volta do ano 100, antes de Cristo. Os primeiros bolos teriam sido uma espécie de pão, feitos com massa de trigo. Durante a cerimônia, esse pão era quebrado, como uma benção, sobre a cabeça da noiva, para que ela tivesse vida longa e muitos filhos.

Acredita-se que a origem dos bolos tenha sido no Egito Antigo na forma de pães adoçados com xarope de frutas, tâmaras e passas.

Os tradicionais bolos de aniversário surgiram na civilização grega, quando os adoradores da deusa da fertilidade, Ártemis, passaram a oferecer em seu templo um preparado de mel e pão, no formato de uma lua.

O confeiteiro prepara e cria receitas de bolos, doces, biscoitos, salgados, canapés, sorvetes, caldas, tortas, cupcakes, recheios e coberturas. Seus produtos podem ser feitos em escala industrial, comercial ou caseira. Além do sabor, o confeiteiro também deve levar em conta a beleza e a apresentação de seus preparos.

É só prestarmos atenção no artigo: “A rosquinha” é uma palavra feminina, “o bolo” é uma palavra masculina.

Para começar: o formato circular dos bolos não é apenas um simples círculo. Os gregos faziam os bolos em formato circular para se referir à lua cheia. E por que exatamente à lua? Pois seria uma forma de honrar Ártemis, deusa grega da lua e da fertilidade.

Conta-se que, na Grécia Antiga, os povos cultuavam, entre outras divindades, Artêmis, deusa da caça, da fertilidade e da lua, com oferendas à base de pão e mel. O formato redondo dos ofertórios, com velas acesas, era uma representação da lua cheia iluminada e uma tentativa de pedir prosperidade à deusa.

A ideia do bolo como ranguinho central das festas de aniversário vem lá da Grécia Antiga, quando era comemorado o nascimento de Ártemis, deusa da lua e da caça. Na época, eles preparavam um bolo redondo — representando a lua cheia —, feito de pão e mel para levar ao templo de Ártemis como uma oferenda de proteção.

O bolo surgiu no Egito Antigo e era feito a partir de pães adoçados com xaropes de frutas, tâmaras e passas. No período renascentista a receita foi melhorada pelos romanos, que conheciam a técnica da fermentação. Foram eles que colocaram o nome bolo, por causa do formato redondo, vindo de bola.

Campina Grande: montagem do 'maior bolo do mundo' começa nesta quarta (14) A manhã desta quarta-feira (14) começou agitada na Pirâmide do Parque do Povo, com os preparativos para a certificação dos recordes de Maior Quadrilhão do Mundo e Maior Bolo de Milho do Mundo.

O bolo já tinha função social na vida portuguesa e, ao chegar aqui, foi ganhando mais e mais importância. Claro, inicialmente, no primeiro século da colonização, nas camadas mais altas da sociedade.