Quando come a comida fica amarga?

Perguntado por: asiqueira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 17 votos

A doença do aparelho digestivo que mais tende a causar a sensação de “boca amarga” ou “azeda” é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pelos pacientes como “Refluxo”.

A boca amarga pode ser consequência de algum problema dentário, como cáries, infecções, gengivite, periodontite, problemas na salivação etc.

Disfunções gástricas - problemas gástricos que provocam refluxo podem causar amargor na boca. Doenças do fígado – o mau funcionamento do órgão pode causar amargor na boca.

Um gosto amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado, mas é uma queixa muito inespecífica, que pode ser desencadeada por várias outras causas, como refluxo, gastrite, lesões dos dentes, lesões na gengiva, infecções na faringe ou amígdalas, desidratação, jejum prolongado, medicamentos, ...

Pessoas com diabetes podem sofrer de um distúrbio do paladar que causa um gosto salgado, ruim ou amargo na boca. Outras complicações do diabetes que podem afetar o paladar incluem boca seca, devido aos altos níveis de açúcar no sangue, e neuropatia, que afeta os nervos da boca.

A doença do aparelho digestivo que mais tende a causar a sensação de “boca amarga” ou “azeda” é a Doença do Refluxo Gastroesofágico, também conhecida pelos pacientes como “Refluxo”.

O que fazer: uma ótima forma de eliminar o sabor amargo da boca consiste em beber limonada ou chupar um picolé de limão. Geralmente, esta alteração dura apenas alguns dias, desaparecendo naturalmente.

Em um primeiro momento, os sinais costumam ser dor e inchaço abdominal. A pele e os olhos também podem ganhar um tom amarelado, característico das doenças hepáticas, sendo também o sintoma mais famoso, junto com a urina em tonalidade escura e as fezes esbranquiçadas, acompanhadas ou não por odor forte.

Sintomas do diabetes tipo 2:

  • Fome frequente;
  • Sede constante;
  • Formigamento nos pés e mãos;
  • Vontade de urinar diversas vezes;
  • Infecções frequentes na bexiga, rins, pele e infecções de pele;
  • Feridas que demoram para cicatrizar;
  • Visão embaçada.

Para os diabéticos, as infecções na gengiva são as que causam mais incômodo. Isso se dá porque a circulação sanguínea na região da boca está prejudicada, sem falar no alto índice de glicose (açúcar) na saliva, uma das causas da proliferação de bactérias nas gengivas.

“Isso acontece porque o diabetes afeta o controle de glicemia no organismo, atingindo a circulação sanguínea e diminuindo o fluxo salivar, o que, como consequência, deixa a boca mais seca, com alteração do PH da saliva e perda do seu efeito protetor.

Uma das causas mais comuns de ter um sabor metálico na boca é a má higiene dental. Geralmente, esse sabor desagradável pode ser eliminado pelo uso regular do fio dental e escovação adequada dos dentes após as refeições. Problemas dentários, como gengivite e periodontite, podem também provocar um gosto ruim na boca.

Quanto mais maduros forem os taninos, menos sentiremos sua adstringência. Sabe aquela sensação de quando comemos uma banana verde e que amarra a boca? É bem parecida. Apesar de existir muitas pessoas que adoram essa sensação, como eu, por exemplo.

É possível reequilibrar o pH da boca para que a saliva perca sua acidez excessiva. A principal medida a ser adotada nesse sentido é aumentar a ingestão de água para regularizar o fluxo salivar e melhorar sua qualidade. Outro fator essencial é manter uma higienização bucal adequada após cada refeição.

A sensação de amargor na boca, por exemplo, é um sintoma que pode estar relacionado a diferentes condições de saúde. Má higiene bucal, problemas no fígado e no estômago, uso de medicamentos, infecções e até mesmo estresse são alguns dos fatores que podem causar gosto amargo na boca.