Qual o molho mais consumido no mundo?

Perguntado por: umota . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Maionese

Maionese. A maionese é o molho mais consumido do mundo!

Quais os molhos preferido pelos brasileiros? Hoje o condimento/molho mais consumido no Brasil é a maionese, que está presente em mais de 80% das famílias brasileiras.

A maionese foi inventada em 1756 pelo chef francês do Duque de Richelieu. Depois que o Duque derrotou os britânicos em Port Mahon, seu cozinheiro criou um banquete de vitória que incluía um molho feito à base de nata e ovos. Percebendo que não havia nata na cozinha, o chef a substituiu por azeite.

Apesar da origem dos molhos não ser comprovada, algumas histórias sobre eles consideram que foi uma receita criada nos tempos primitivos quando o homem começou a cozinhar os alimentos. Inclusive, a obra “O Pequeno Dicionário de Gastronomia” explica que o molho surgiu da necessidade de temperar por igual o alimento.

A lenda diz que a mãe do poete Johann Wolfgang von Goethe, nascido na cidade alemã, teria inventado o Molho verde (grüne sauce), que era a comida preferida do filho.

O molho que acompanha o taco mais caro do mundo é composto de pimenta morita seca, tequila anejo ultra premium e coberto com grãos de café civeta. Todo esse luxo de ingredientes juntos custa US$25 mil, equivalendo em torno de R$131 mil.

O molho de tomate foi criado pelo chef da corte espanhola Antonio Latine, que usou o fruto misturando tomates, cebolas e óleo de oliva.

A maionese é prejudicial à saúde se consumida em excesso, pois contribui para o sobrepeso, que é um fator de risco para doenças no coração, desenvolvimento de câncer, hipertensão arterial, resistência à insulina, aumento do colesterol, intolerância à glicose e diabetes, entre outros.

Em 1812, finalmente foi registrada a primeira receita de Ketchup feita com tomates, preparada por James Measse, um cientista da Filadélfia. Atualmente, os Estados Unidos é o maior produtor mundial de tomates, aceitação que resultou no molho mais famoso do mundo. O momento de sua grande popularização foi quando Henry J.

O condimento era conhecido como salsa mahonesa em castelhano e maonesa em catalão, depois popularizando-se como mayonnaise na cozinha francesa. O cozinheiro do Duque de Richelieu conheceu esse molho em Maó, emulsionou-o a frio e serviu, com sucesso, aos vencedores.

Uma das primeiras receitas a incluírem o tomate como ingrediente surgiu em 1804, no livro de receitas do americano Alexander Hunter, preparo que, rapidamente, ficou famoso nos Estados Unidos, pois foi com essa base que H. J. Heinz criou o ketchup como conhecemos hoje, em 1872, vendendo o "novo molho" em uma barraquinha ...

O ketchup [quétchâpe] é um molho de origem chinesa, introduzido no Ocidente através da Malásia, onde o ingrediente principal era o cogumelo. Nos Estados Unidos, surgiu o ketchup de tomate, utilizado comumente para temperar pratos de fast-food tais como hambúrgueres, nuggets, cachorros-quentes e batatas fritas.

Jimmy Curry

Diz a lenda que foi um inglês chamado Jimmy Curry, no século 19, quem criou o molho. Ele era um comerciante e estava na Argentina, comprando carnes para o Reino Unido.

John Wheeley Lea

Os criadores dessa iguaria foram os químicos John Wheeley Lea e William Henry Perrins, tudo começou com uma encomenda solicitada por Lord Sandys, que tinha o desejo de recriar o sabor de um molho indiano que teria provado durante sua viagem a Bengala.

No Brasil a venda das maioneses industrializadas surgiu em 1962 com a chegada da Hellmann's. No começo as dificuldades foram muitas em relação à aceitação do produto e seu nome. Para nós brasileiros maionese era sinônimo de salada de batata ou salada russa e não o de um molho.

Os soldados franceses conheceram lá um condimento feito à base de gema de ovo, azeite de oliva, vinagre e sal. Gostaram e levaram para a França, onde deram a ele o nome mayonnaise, que em francês é adjetivo para as pessoas e as coisas da ilha de mahon.