O que usar do cheiro-verde?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

1 Assim que chegar do mercado, coloque o cheiro-verde em solução de hipoclorito de sódio por 20 minutos. 2 DICA: Para cada 1 litro de água, coloque 2 colheres de sopa de hipoclorito. 3 Depois seque bem as folhas com papel-toalha ou pano de prato limpo. 4 Em seguida, pique as folhas e seque bem de novo.

Salsinha vai bem na polenta, com arroz, no purê de batata… Coentro entra na guacamole e na moqueca. Já a cebolinha (que, atenção, não é muito amiga do calor e, portanto, deve ser usada sempre no fim das preparações) acompanha pratos que levam ovos, peixes, sopas cremosas e saladas.

Sabe aquele temperinho verde que você comprou e esqueceu na gaveta da geladeira? Só porque as folhas estão amarelando não é motivo para jogar tudo fora. Se for esse o caso, jogue fora as folhas mais feias e use um pouco dos talos. Tenha em mente que quanto mais perto das folha, mais concentrado o sabor.

Coentro. O coentro pode ser usado para substituir o cheiro-verde.

Os nutrientes dele também são capazes de reduzir os níveis de colesterol do sangue. Além disso, os antioxidantes auxiliam na absorção de ferro e ácido fólico no organismo, garantindo uma melhor circulação sanguínea, também sendo indicado em casos de anemia.

O sabor do coentro é bem marcante e fresco. A erva combina com quase todos os alimentos, em especial frutos do mar, molhos e saladas. A salsinha tem um gosto mais delicado e cai bem como tempero de ensopados, saladas, sopa e recheios. Suas folhas também caem bem como finalização de pratos grelhados e massas.

O sabor picante do coentro divide opiniões na hora de usá-lo como tempero, contudo, suas folhas são bastante utilizadas em receitas de peixes, camarão e frango. Além disso, ela também pode ser usada para temperar carnes para churrasco e carnes mais fortes, como de porco, de carneiro e carne-seca.

Os talos da salsinha também têm seu lugar na despensa de Mari. “Guardo eles já cortadinhos para jogar em cima da comida. Dá uma crocância e um frescor ótimos”, afirma.

No caso do cheiro verde, a melhor forma é fazer tudo isso, e depois de bem seco picar tudo muito bem, colocar num recipiente hermeticamente fechado ou embalagem a vácuo e levar para o congelador, dessa forma vai ficar muito tempo preservado e na hora de usar é só tirar e aplicar nas receitas.

Com o que combina: refrescante, doce e picante, o coentro é empregado para dar o toque final em pratos com pescados, aves, arroz e também em massas, molhos e saladas. Seus talos aromatizam ensopados com legumes e feijões.

Cominho

Cominho. O cominho é um dos melhores substitutos para o coentro. Ele é uma especiaria de sabor terroso e picante que está presente em muitos pratos, especialmente alimentos de suas regiões nativas do Mediterrâneo e sudoeste da Ásia. Além disso, tem sido usado na medicina tradicional.

Qual a diferença de salsinha e cheiro-verde? Não tem mistério nenhum: enquanto o cheiro verde é basicamente a união entre cebolinha e salsinha, a salsa (Petroselinum crispum) é a erva usada individualmente.

Segundo Zenir, cheiro-verde é sinônimo de cebolinha com salsinha no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. "Já no nordeste, a salsinha é normalmente substituída por coentro". Explica-se: a salsa e o coentro são da família Apiácea e possuem aparência similar.

O coentro é uma erva que traz muitos benefícios para a saúde, mas o ideal é não exagerar na quantidade quando sua utilização for como tempero, já que não agrada a todos os paladares.