Porque a palavra estante não é um encontro consonantal?

Perguntado por: ovasconcelos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 6 votos

A palavra estante" não representa um encontro consonantal, pois:uma das letras do encontro é muda. uma das letras do encontro é uma semivogal. na verdade é um dígrafo.

Encontros consonantais imperfeitos
Ritmo = rit-mo; Advogado = ad-vo-ga-do; Estante = es-tan-te; Disco = dis-co.

Encontro consonantal ocorre quando duas consoantes aparecem juntas na palavra. Difere-se do encontro vocálico e do dígrafo, fenômenos linguísticos diferentes. Encontro consonantal é a junção de consoantes que mantém seus respectivos sons.

Resposta: A alternativa que não representa um encontro consonantal é "Atleta."

Car–ro, ad–vo-ga-do, cor–te, mor–te, dar–do, can–sa-do, al–ge-ma, as–pec–to. Existem também grupos consonantais que aparecem no início de uma palavra e esses jamais podem ser separados. Exemplos: Pneu-mo-ni-a, Psi-có-lo-go, Gno-mo, Psi-co-se.

CH, LH, NH, RR, SS, QU, GU não são grupos consonantais, mas sim Dígrafos que é a reunião de duas letras para a transcrição de um Fonema. É o caso de machado, calha, banheiro, carro e passo. M e o N pós vocálico, também, não formam encontro consonantal, já que não são consoantes e sim sinais diacríticos de nasalização.

Por encontros consonantais entende-se que são palavras que contêm duas ou mais consoantes juntas, sem intervenção de vogal. São exemplos de encontros consonantais as palavras: prato, fraco, trio, psicose e ritmo.

Encontro consonantal é o encontro de consoantes nas palavras, sem a presença de vogal entre elas. Exemplos: atlas, pneu, adjetivo. Os encontros consonantais podem ser perfeitos ou imperfeitos.

Temos 19 consoantes na Língua Portuguesa. São elas: / B /, / C /, / D /, / F /, / G /, / J /, / K /, / L /, / M /, / N /, / P /, / Q /, / R /, / S /, / T /, / V /, / W /, / X /, / Z /.

No dígrafo, as duas letras ficam juntas, mas possuem o som de uma letra só. Já no encontro consonantal, duas consoantes ficam juntas, mas cada uma produz o seu próprio som.

Existem três grupos de encontros consonantais.
1) Resultantes do contato da consoante 'l' ou 'r', os quais ocorrem na mesma sílaba: atleta – a – tle- ta. blusa – blu - sa. broche – bro – che (lembre-se de que 'ch' é dígrafo, e não encontro consonantal)

Dígrafo consonantal
Os principais são: ch, lh, nh, rr, ss, sc (antes de E ou I), sç (antes de A ou O), xc (antes de E ou I), gu (antes de E ou I) e qu (antes de E ou I). É importante frisar que gu e qu são dígrafos se seguidos de e ou i. Se, todavia, o u for pronunciado deixa de ser dígrafo.