Porque a massa do empadão se chama massa podre?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

A massa do empadão se chama massa podre porque é uma massa quebradiça e desmancha facilmente, semelhante à textura de uma massa quebrada. O termo “podre” não tem relação com a qualidade ou sabor, mas sim com a consistência delicada e que se desfaz ao toque.

De origem francesa, a paté brisée é uma massa de consistência quebradiça e justamente por isso que seu nome se popularizou no Brasil como massa podre.

É difícil até precisar onde e quando surgiu a primeira massa podre, alguns dizem que foi na França, mas outros juram que existem registros de massa podre na culinária inglesa do século 14.

A massa só é chamada de “podre” no Brasil e é conhecida no universo da gastronomia francesa, de onde é originária, como pâte brisée, em sua versão salgada, e pâte sucrée, em uma versão doce. A mistura pode ainda ser chamada de massa quebrada, principalmente em Portugal.

A massa brissé é popularmente conhecida como massa podre. Você já ouvir falar dela, né? Além de ser uma das queridinhas na cozinha, tem um sabor neutro e pode ser utilizada em tortas doces e salgadas. Diferentemente das outras duas massas, essa é a única que não leva açúcar.

A Pâte Brisée é uma massa que não contém açúcar, podendo ser utilizada tanto para recheios salgados quanto doces. É a famosa massa de quiche, ou torta salgada. Ou melhor dizendo, a conhecida massa podre!

nome masculino
[Portugal] [ Culinária ] Prato feito no forno, composto geralmente por duas camadas de puré de batata ou arroz, entremeadas de um recheio variado (carne, peixe, etc.)

O empadão de frango tem origem nos pastelões portugueses com forte influência medieval, que consistiam em grandes tortas salgadas, com recheios diversos, que podem ser de carne, frango, atum, bacalhau ou mariscos. No século XIX os pastelões pequenos eram conhecidos como empadas de caixa.

Quanto a empada, ela deriva do Latim panis, através do Espanhol empanada, nome dado inicialmente a alimentos fritos sob uma camada de material com farinha.

Jacob Ewy, o austríaco que começou a tradição das empadas da sua família no Brasil.