Porque a geleia cristaliza?

Perguntado por: nvasconcelos5 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 9 votos

Na cristalização, o doce toma cor anormal, mais clara, apresentando uma consistência não característica. Torna-se quebradiço e, ao prová-lo, sente-se a sensação de areia na boca. Essa alteração ocorre quando a concentração de açúcar está muito alta ou o doce foi guardado por muito tempo em lugar muito frio.

Para descristalizar o mel, aqueça-o, sem tampa, em banho-maria com o fogo brando (uns 45 C aproximadamente) ele voltará ao normal.

Se a geleia passar do ponto, então, basta levá-la ao fogo novamente, depois que aquecer, acrescentar ¼ de xícara de água fervendo, misturar, dar uma fervura rápida de 1 minuto, desligar, esperar amornar e colocar no recipiente para guardar.

A pectina é uma substância contida em determinadas frutas, a qual, na presença de certa acidez e teor de açúcar, propicia à geleia a sua característica gelatinosa. Pode-se dizer, então, que a pectina é a “alma” das geleias. Sem pectina, a geleia não dá ponto, ou fica mole ou fica puxa-puxa.

Durante a cocção das frutas pode surgir na superfície uma ​espuma​, a qual deve ser retirada com o uso de uma escumadeira. Essa espuma contém pequenas quantidades de proteínas e compostos fenólicos das frutas e pode conferir sabor amargo a geleia.

A pectina é um gelificante essencial para fazer geleias – é ela que dá consistência.

O método mais utilizado é o de pasteurização de mel em temperaturas de 72 °C ou mais . Pela pasteurização, as células de levedura são destruídas, os cristais de mel liquefeitos e o aquecimento tem o efeito de aumentar o conteúdo de hidroximetilfurfural (HMF) e reduzir a atividade da diastase.

Você sabe porque a geleia precisa da acidez do limão? O limão é um antioxidante poderoso, logo, previne em parte o envelhecimento da geleia. Ainda mais importante do que isso, o limão é indispensável para promover a gelificação quando a fruta tem pouca acidez.

A geléia está pronta quando escorrer em forma de flocos ou lâminas.

Caso a geleia fique muito dura após esfriar, basta acrescentar um pouco de água e misturar bem para que ela possa amolecer. Prepare um pote de vidro com tampa, limpo e esterilizado e despeje a geleia ainda quente tampando-a logo a seguir.

A liberação da fase líquida das geleias, conhecida como sinérese, é um dos principais problemas que ocorre durante o armazenamento do produto, que contribui para depreciar sua aparência (Figura 1).

Apesar da pectina ser a substância mais utilizada na produção de geleias, existem algumas outras que podem substituir a pectina no preparo de geleias e de outros alimentos que serão comercializados. Alguns substitutos para a pectina são: o ágar, a gelatina sem sabor, a araruta em pó e até mesmo a tapioca.