Onde encontrar pectina natural?

Perguntado por: lcastro2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

A pectina é uma fibra solúvel que pode ser encontrada, de forma natural, em frutas e verduras, como a beterraba, maçã e frutas cítricas. Essa fibra funciona, principalmente, como um laxante natural, uma vez que ela melhora o fluxo intestinal e aumenta o bolo fecal.

As frutas mais ricas em pectina são maçã, laranja, tangerina, limão, groselha, amora e pêssego, enquanto os vegetais mais ricos são cenoura, tomate, batata, beterraba e ervilha.

polpas

A pectina é normalmente encontrada nas polpas das frutas, perto da casca, ao redor das sementes e nos caroços, sempre em maior quantidade, quando os frutos ainda estão verdes.

Alimentos ricos em pectina
As frutas mais indicadas para isso são a maçã, laranja, limão, toranja e alguns vegetais, como cenoura, beterraba, nabo, rabanete. Mas para que possa aproveitar bem a pectina existe um ponto especial onde a sua concentração é maior: quando a fruta está perfeitamente madura.

Apesar da pectina ser a substância mais utilizada na produção de geleias, existem algumas outras que podem substituir a pectina no preparo de geleias e de outros alimentos que serão comercializados. Alguns substitutos para a pectina são: o ágar, a gelatina sem sabor, a araruta em pó e até mesmo a tapioca.

A pectina é uma fibra solúvel e, por isso, não é digerida por nossas enzimas, mas apresenta muitos benefícios para a microbiota intestinal. Ela forma um gel no intestino, melhorando a absorção de água.

A pectina, provavelmente a mais complexa macromolécula natural, é um heteropolissacarídeo contendo predominantemente resíduos de ácido galacturônico. Este polímero, do grupo das fibras dietéticas, é amplamente utilizado como geleificante e estabilizante na indústria de alimentos.

A maçã verde é rica em pectina, uma substância que pode ajudar na melhora dos sintomas da diarreia, além de ser aliada da saúde intestinal. A fruta também possui efeito antioxidante e antiácido para o combate de doenças ligadas à digestão.

A pectina é considerada uma fibra alimentar, também chamada de fibra dietética e predominantemente presente em alimentos de origem vegetal. Essa fibra não é digerida nem absorvida no intestino delgado. Entretanto, é benéfica para a microbiota intestinal.

Ribossomos. Os ribossomos são estruturas celulares responsáveis pela síntese de proteínas. Essas estruturas são formadas por duas subunidades, uma maior e uma menor, constituídas por RNAr e proteínas.

A pectina está na composição da maioria das frutas e alguns legumes, em maior ou menor concentração. Embora muito importante, ela não funciona sozinha e, para ativar suas propriedades, o ideal é acrescentar acidez e açúcar à mistura (no caso das minhas receitas, demerara orgânico).

Tomar 2 cápsulas 3 vezes ao dia, antes das principais refeições. Composição: Pectina cítrica 500mg, excipiente vegan qsp 1 cápsula.

A pectina comercial é um pó branco extraído de frutas e deve ser muito bem misturado ao açúcar para não formar grumos durante a cocção. Usualmente, a quantidade de uso recomendada é na proporção de cinco partes de açúcar para uma parte de pectina.

A pectina é uma fibra solúvel encontrada naturalmente em frutas e verduras como maçã, beterraba e frutas cítricas, é muito utilizada como agente estabilizador e espessante em toda indústria alimentícia. Está presente em alimentos como cremes, sorvetes, doces, geleias de fruta e muitos outros.