Por que o Dia dos Namorados é diferente no Brasil?

Perguntado por: iespinosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

Qual é a origem do Dia dos Namorados no Brasil? Enquanto os Estados Unidos e a Europa comemoram o chamado Valentine's Day (ou Dia de São Valentim) em 14 de fevereiro, por aqui, a data é do romance celebrada em 12 de junho desde 1948. E o motivo é exclusivamente comercial.

No Brasil, junho foi escolhido para celebrar a data porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. O dia 12, por sua vez, é a véspera da celebração de Santo Antônio, que já era famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

No Brasil, o Dia dos Namorados é voltado principalmente para casais românticos, enquanto nos Estados Unidos, o Valentine's Day abrange não apenas casais, mas também amigos, familiares e pessoas queridas em geral. É comum trocar pequenos presentes ou cartões de Valentine's Day com amigos próximos e familiares nos EUA.

No ano de 1949, João Dória, empresário do ramo de publicidade, elaborou um programa comercial que estaria relacionado com a comemoração do dia dos namorados no Brasil. O dia escolhido por Dória, no entanto, foi o 12 de junho, um dia antes da comemoração do dia de Santo Antônio, considerado o Santo Casamenteiro.

O Dia dos Namorados na Europa, ou Dia de São Valentim, é comemorado em 14 de fevereiro, diferente do Brasil que celebramos em 12 de junho. A origem desta data, que também é celebrada em países de outros continentes como Estados Unidos e Austrália, é anterior ao Dia dos Namorados do Brasil.

Estados Unidos

Na sua forma moderna, a tradição surgiu em 1840, nos Estados Unidos, depois que Esther Howland vendeu US$ 5 000 em cartões do Dia dos Namorados, uma quantia elevada na época. Desde aí, a tradição de enviar cartões continuou crescendo, e no século XX se espalhou por todo o mundo.

Neste dia 14 de fevereiro é celebrado o Valentine's Day - Dia de São Valentim - em diferentes países do mundo. Entre eles, estão Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul, África do Sul, Filipinas, Canadá, México, Austrália e diversos países europeus, como Reino Unido, Portugal, Espanha, França e Dinamarca.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria decidiu criar uma nova data para a troca de presentes ao longo do ano: o Dia dos Namorados. O mês de junho foi escolhido porque representava um período de baixa temporada nas vendas.

Nos Estados Unidos o dia dos namorados é chamado de Valentine's Day. Celebrado em 14 de fevereiro, a comemoração é feita de uma forma diferente da brasileira. Nos Estados Unidos a data é comemorada, principalmente, por namorados, casais casados, noivos, amigos e pessoas que se amam (entre pais e filhos também é comum).

O que difere o Dia dos Namorados do Dia de São Valentim, além da data da celebração, é a questão cultural. No Brasil, a tradição está ligada ao sentimento entre os casais. Já nos países que celebram São Valentim, a data é uma oportunidade para demonstrar carinho por familiares, amigos e, é claro, a pessoa amada.

Os namoros de antigamente
Os jovens da década de 50/60 por exemplo, se encontravam em clubes da cidade onde aconteciam os bailes. As garotas só poderiam frequentar esses lugares acompanhadas de um irmão mais velho. Os rapazes podiam no máximo de intimidade em público, convidar a dama para dançar.