Como será o verão 2024 no Brasil?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 4 votos

Segundo o mais recente comunicado do renomado especialista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, datado de quarta-feira, 9 de agosto, a transição da primavera de 2023 para o verão de 2024 traz consigo a preocupante perspectiva de chuvas mais frequentes e volumosas e risco maior de tempo severo no Sul do Brasil.

A temperatura mínima prevista é de 13°C, e a máxima não deve superar os 16°C. Os índices de umidade do ar se elevam significativamente, com valores mínimos acima dos 70%, completa o CGE.

Chegada do El Niño torna bastante provável que o ano de 2024 seja o mais quente já visto, dizem cientistas. O ano de 2023 tem sido pródigo em calor extremo, com ondas de calor afetando quatro continentes no hemisfério norte e causando incêndios florestais intensos em países como a Grécia.

Verão brasileiro pode ter 'graus a mais'
Mas, em 2023, o país será afetado pelo fenômeno climático El Niño, que contribui para uma primavera e verão com temperaturas em torno ou acima da média, favorecendo períodos prolongados de calor mais intenso.

A onda de calor que se espalhou sobre o Brasil nesta terceira semana de agosto de 2023 eleva as temperaturas também no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, São Paulo continua sem chuva, com muito sol e umidade do ar baixa, e poderá registrar a mais alta temperatura de 2023, até agora, com previsão de 34°C.

Principais tendências para a primavera/verão de 2023

  1. Brilhos e paetês. O momento de brilhar chegou! ...
  2. Plissado. O plissado é outra tendência que vem forte nesta estação! ...
  3. Recortes e vazados assimétricos. ...
  4. Transparência. ...
  5. Franjas e plumas. ...
  6. Crochê

A maior parte de seu impacto será sentida em 2024. Mas um inverno quente, com temperaturas acima da média, é esperado em agosto. A atmosfera, o oceano de ar que nos envolve, demora algum tempo para responder à anomalia de elevação da temperatura da superfície do mar.

Há expectativa dos especialistas é que tão forte será e que possa até mesmo se configurar em um Super El Niño. A estimativa é que seja um fenômeno curto com maior intensidade nos meses de agosto de 2023 a fevereiro de 2024 segundo os dados reportados até a presente data.

Julho de

Julho de 2023 bateu o recorde de mês mais quente já registrado na Terra, 0,33 grau Celsius acima do recorde anterior, de julho de 2019, anunciou nesta terça-feira (8) o observatório europeu Copernicus.

Cores da primavera/verão 2024
Dessa forma, os looks virão vibrantes, com cores intensas, como o amarelo melão e o amarelo manga, o verde cidreira, o vermelho melancia e o pêssego. Além disso, contará com tons inspiradas no mar e minério, como o verde esmeralda e o azul mar.

Não se espera neste ano de 2023 que janeiro repita onda de calor tão extrema no mês, como se viu em 2022. Foi uma anomalia histórica extraordinária com 15 dias seguidos de máximas acima de 40ºC no Rio Grande do Sul, mas isso não significa que deixará de fazer muito calor.

No momento da virada o tempo já estará mais estável e com poucas chances de chuva em grande parte do estado. Devido a atuação da ZCAS, o tempo estará instável e com possibilidade de chuva no momento da virada de ano em algumas regiões do Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil.