Porque o preto e laranja se tornaram as cores do Halloween?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 20 votos

As cores laranja e preto: o festival do Samhaim era comemorado no início do outono, quando as folhas se tornam laranjas e os dias são mais escuros. Daí a associação do Halloween com essas cores.

As cores escuras nas roupas, na maquiagem e nos acessórios também são símbolos do Halloween. Preto, roxo, vermelho, púrpura, violeta, azul-marinho, cinza escuro e verde-escuro são as cores mais usadas no Dia das Bruxas.

símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo. As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos.

A tradição de esculpir rostos em legumes data dos celtas. Como parte de uma celebração de outono, eles pretendiam iluminar o caminho de suas casas para os bons espíritos. Então, eles esculpiam rostos em nabos e abóboras e uma luz era colocada dentro do vegetal.

Resposta verificada por especialistas
Assim, foram adicionando lendas, superstições de todas as regiões e acabou se tornando isso que é hoje em dia. Muitas crianças acabam se fantasiando e vão de porta em porta perguntar: "doces ou travessuras?" e há muita diversão.

Laranja é uma cor que traz vitalidade, energia e força. O preto representa as bruxas, magos e feiticeiras. Já o roxo simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween. Por conta desses significados, essas cores são as mais utilizadas para compor a decoração Halloween.

Preto: cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas. Roxo: simboliza a magia presente em toda a comemoração de Halloween.

Origem do termo
A importância da festa cristã que surgiu a partir da tradição pagã é tão grande que o termo “Halloween” originou-se da comemoração católica que existia na véspera do Dia de Todos os Santos. Sendo assim, “Halloween” é uma contração na língua inglesa de “All Hallows' Eve”.

Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês All Hallow's Eve ("Véspera de Todos os Santos"), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.

Em um artigo intitulado "As perigosas mensagens do Halloween", o jornal oficial do Vaticano, "L'Osservatore Romano", citou o perito litúrgico Joan Maria Canals, que disse que "o Dia das Bruxas é uma corrente do ocultismo e completamente anticristão".

O apelido 'vampiro' também os conecta ao Halloween, e foi concretizada com o livro Drácula (1897), onde vampiros se transformavam em morcegos. Até hoje, fantasias de vampiros são muito populares para a comemoração.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

Se as pessoas responderem "gostosura"/"doçuras", essas mesmas pessoas darão doces às crianças; se disserem "travessuras", as crianças assustam-nas com as máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico ou borrifá-la com espuma colorida.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Onde e qual a origem do Halloween? Não, não foi nos Estados Unidos! O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain.

O Dia da Reforma Protestante é comemorado em 31 de Outubro por ser esta a data em que o monge agostiniano Martinho Lutero, em 1517, anunciou uma proposta de reforma da doutrina católica em frente a igreja de Wittenberg, na Alemanha. A proposta ficou popularmente conhecida como as 95 teses.