Quais são os países que se comemora o Halloween?

Perguntado por: agois . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Como o Halloween é comemorado ao redor do mundo?

  • Irlanda.
  • Reino Unido.
  • Áustria.
  • Bélgica.
  • Brasil.
  • Outros países.

Geralmente o Halloween é mais difundido em países anglo-saxões. Os países de língua hispânica não celebram essa festa, e sim o Dia dos Mortos. Veremos, a seguir, como a Espanha, a Irlanda, o México e a Tailândia mantêm suas tradições em suas próprias celebrações do vínculo entre a vida e a morte.

Vimos que a celebração de Halloween é extremamente popular nos Estados Unidos e tem se popularizado no Brasil a cada ano, tanto entre adultos quanto entre crianças e adolescentes.

Irlanda

Onde e qual a origem do Halloween? Não, não foi nos Estados Unidos! O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

O Halloween acontece durante o outono do Hemisfério Norte, em países como Estados Unidos, Canadá e todos os europeus. Nestes lugares, as pessoas costumam decorar as suas casas por dentro e por fora com a temática, incluindo teias de aranha, zumbis, vampiros, múmias, tumbas, imitação de sangue, etc.

Halloween chinês
De maneira geral, podemos dizer que,a tradição do Halloween foi incorporada à cultura chinesa assim como outras grandes comemorações ocidentais como o Natal e a Páscoa. Os jovens chineses de grandes cidades costumam comemorar a noite de Halloween em festas à fantasia, só por diversão.

Estados Unidos

E mesmo com as raízes irlandesas, é norte-americano o modelo mais popular: os Estados Unidos emprestam à data suas tradições mais marcantes, que conhecemos pelos filmes, séries e livros (com temas assustadores, roupas temáticas e a coleta de doces de porta em porta).

Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização. O Halloween também é muito explorado comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.

Os historiadores apontam que a provável origem do Halloween tenha sido um festival praticado pelos celtas chamado Samhain. Esse festival era uma das comemorações mais importantes do calendário celta e era realizado como um marco do fim verão. Era também uma passagem de ano para esse povo.

A palavra Halloween é uma abreviação para a frase “All Hallows' Eve” ou “All Hallows' Evening” que – em inglês – significa a véspera de todos os santos. Ou seja, o dia anterior ao Dia dos Mortos, lembrado sempre em 1º de novembro.

É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.

Conheça lendas e mistérios de cidades brasileiras
Convenção das Bruxas – Santo André (SP) O Paraíso Místico de Minas Gerais – São Tomé das Letras (MG) Mistérios da Ponte Hercílio Luz – Florianópolis (SC) As bruxas da Ilha da Pintada – Porto Alegre (RS)