Por que o vampiro faz parte do Halloween?

Perguntado por: agaspar4 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 18 votos

O apelido 'vampiro' também os conecta ao Halloween, e foi concretizada com o livro Drácula (1897), onde vampiros se transformavam em morcegos. Até hoje, fantasias de vampiros são muito populares para a comemoração.

O sangue é um símbolo do Halloween que faz alusão à vida e à morte ao mesmo tempo. Também é muito usado na decoração de festas temáticas e nas fantasias das pessoas.

Símbolos do Dia das Bruxas
símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo. As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos.

Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.

Os vampiros são sem dúvida uma das personagens mais associadas à noite de Halloween.

O Halloween tem sua origem no Samhain, uma festa celta que marcava o fim da colheita e o começo do inverno e que durava toda a noite. Acreditava-se que durante essa noite a fronteira entre o nosso mundo e o outro mundo, o dos mortos, podia ser cruzada, que fadas e os espíritos dos que foram tinham ao nosso mundo.

Uma data para celebrar o fim da colheita, o Ano-Novo celta e também o início do inverno, que marcava a longa temporada de dias frios e cinzas. Por causa da escuridão da estação, acreditava-se que era possível entrar em contato com os mundos dos mortos e espíritos, daí a associação com as bruxas.

Em um artigo intitulado "As perigosas mensagens do Halloween", o jornal oficial do Vaticano, "L'Osservatore Romano", citou o perito litúrgico Joan Maria Canals, que disse que "o Dia das Bruxas é uma corrente do ocultismo e completamente anticristão".

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

A palavra Halloween é uma abreviação para a frase “All Hallows' Eve” ou “All Hallows' Evening” que – em inglês – significa a véspera de todos os santos. Ou seja, o dia anterior ao Dia dos Mortos, lembrado sempre em 1º de novembro.

As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Se as pessoas responderem "gostosura"/"doçuras", essas mesmas pessoas darão doces às crianças; se disserem "travessuras", as crianças assustam-nas com as máscaras, ou fazendo travessuras como encher a frente da casa com papel higiênico ou borrifá-la com espuma colorida.