Quem era o rei dos mortos no Halloween?

Perguntado por: lfurtado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

Samhain

Acredita-se que se originou no ano 600 a.C. com um festival pagão realizado pelo povo celta que ocorria durante três dias – de 31 de outubro a 2 de novembro – e marcava o fim do verão e da colheita, daí seu nome Samhain, onde também era homenageado o “Rei dos Mortos”.

Uma das principais diferenças está na simbologia, as pessoas que celebram o Día de Los Muertos usam máscaras de caveira, chamadas calacas e crânios de açucar são dados como presentes. Já os símbolos do Halloween incluem abóboras e várias menções a literatura de terror, incluindo vampiros, fantasmas e múmias.

Caveiras usadas na decoração do Halloween. As caveiras e os esqueletos representam pessoas mortas e fantasmas, por isso também são símbolos do Halloween. Estudos apontam que o crânio significa morte ou perigo e o esqueleto, a mortalidade humana.

Atualmente, o feriado coincide e é associado de forma direta ao Halloween, comemorado na véspera do Dia de Todos os Santos, em 31/10. A festividade do Dia de Los Muertos é presidida pela “Dama da Morte”, mais conhecida como La Catrina.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

Gostosuras ou travessuras
Uma delas é o uso de fantasias. Já que os celtas acreditavam que, na noite de 31 de outubro, os espíritos dos mortos vagavam junto a fadas, bruxas e demônios, estes acabaram sendo os temas mais comuns dos disfarces de Halloween.

O Dia dos Mortos originou-se há vários milhares de anos com os astecas, toltecas e outros nahuas, que consideravam o luto pelos mortos desrespeitoso. Para essas culturas pré-hispânicas, a morte era uma fase natural no longo continuum da vida.

149 pessoas

A alegria e a descontração deram lugar, ontem, à tristeza e ao horror. A tragédia ocorreu em uma das ruas estreitas, onde se concentram bares, restaurantes e boates. Até o fechamento desta edição, pelo menos 149 pessoas morreram e 76 ficaram feridas — 19 gravemente — durante um tumulto.

Símbolos do Dia das Bruxas
símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo. As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos.

simbologias dessa festa. As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

O Halloween é uma tradicional festa norte-americana que surgiu nas Ilhas Britânicas e é reproduzida em diferentes países, inclusive no Brasil. Essa festa acontece no dia 31 de outubro e é marcada por crianças que se fantasiam de monstros e saem à procura de doces.

A palavra Halloween é uma versão abreviada das frases All Hallows 'Eve ou All Hallows' Evening, que significa “Véspera de Todos os Santos”, ou “Noite de Todos os Santos”, na tradução para o português. O Halloween vem de um antigo festival pagão celebrado pelos celtas há mais de 2.000 anos, chamado Samhain.

O ritual explicita como os povos daquela cultura lidavam com a morte. Acredita-se que a forma como a família e amigos lidam com a morte de seus queridos interfere na "vida pós-morte" destes. Por isso, o Dia dos Mortos é um momento de celebração, de contar e relembrar histórias e honrar a memória de quem morreu.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

Origem do Halloween
Os celtas acreditavam que no início do inverno os mortos regressavam para visitar suas casas e que assombrações surgiam para amaldiçoar seus animais e suas colheitas. Todos os símbolos que hoje são característicos do Halloween eram formas utilizadas pelos celtas para afastar esses maus espíritos.