Por que as pessoas se vestem com fantasias no Halloween?

Perguntado por: salencastro . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Os celtas também acreditavam que, na noite de Halloween, os mortos se tornavam fantasmas. Sendo assim, quando precisavam sair de casa, usavam fantasias para não ser reconhecidos pelos espíritos. Essa prática celta chegou aos Estados Unidos, país que ajudou a popularizar as festas de Halloween.

Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Além de acender fogueiras para iluminar a noite fria e afugentar as almas dos mortos, os celtas tinham o costume de usar fantasias, especialmente máscaras ou pinturas faciais, com o intuito de “enganar” os espíritos e também as divindades por eles cultuadas, que podiam pregar peças nessa ocasião.

As fantasias de Halloween mais comuns são uma mistura de figuras míticas e macabras com personagens da cultura pop em alta. Como não poderia ser diferente no Dia das Bruxas, as fantasias de bruxas são bastante populares, desde versões assustadoras até as mais modernas e divertidas.

Os povos celtas acreditavam que os espíritos eram perigosos e poderiam passar para a terra dos vivos, praticar truques maldosos e se apoderar dos corpos vivos. Por isso passaram a se fantasiar com apetrechos macabros e sombrios para impedir que os espíritos fizessem maldades e assim se defender dos mesmos.

As fantasias utilizadas pelos foliões têm um caráter lúdico, no âmbito da brincadeira, quando são usadas pelas pessoas em festas públicas ou privadas. Mas também existe o caráter profissional e competitivo, relacionado com os desfiles das escolas de samba.

Oposicionistas. Muitos brasileiros criticam a influência da cultura norte-americana no Brasil. Além disso, o país tem uma forte tradição cristã, que se opõe a esse tipo de comemoração, pois ela está carregada de elementos contrários à doutrina religiosa.

As histórias contam que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo, que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro. Tal crença chegou aos Estados Unidos por seus colonizadores e a partir daí se espalhou por todo o mundo, tomando várias formas diferentes.

Origem do termo
A importância da festa cristã que surgiu a partir da tradição pagã é tão grande que o termo “Halloween” originou-se da comemoração católica que existia na véspera do Dia de Todos os Santos. Sendo assim, “Halloween” é uma contração na língua inglesa de “All Hallows' Eve”.

Atualmente, nos Estados Unidos, a celebração está mais ligada ao mundo da brincadeira, diversão e socialização. O Halloween também é muito explorado comercialmente nos Estados Unidos. A venda de trajes e objetos relacionados à data faz movimentar o comércio das lojas e empresas relacionadas às festas.

As principais tradições do Halloween nos Estados Unidos

  • Trick or treat. Não podemos deixar de começar este texto sem falar da famosa “trick or treat“. ...
  • Fantasias. ...
  • Jack-o'-lantern. ...
  • Histórias de terror. ...
  • Visita a locais mal-assombrados. ...
  • Festas temáticas. ...
  • Conclusão.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

No Brasil, o Halloween começou de forma tímida, em escolas de língua estrangeira no início da década de 1980. Hoje a data vem se tornando uma tendência nos grandes centros brasileiros.

símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo. As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos.

O hábito de usar fantasias em celebrações é encontrado em festas da Antiguidade, e povos como os gregos já faziam uso dessa prática. Na Idade Média e Moderna, as fantasias eram comuns nas celebrações carnavalescas, apesar das tentativas da Igreja Católica de reprimir esse costume.

É normal fantasiar sim, fazemos isso desde quando somos crianças. O importante é conseguir notar como essa fantasia pode estar reverberando em sua vida: se está te afastando da realidade, se está dificultando de realizar suas atividades diárias ou se traz algum tipo de sofrimento.