Por que as pessoas relacionam o metabolismo apenas com engordar ou emagrecer?

Perguntado por: aassis . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Isso ocorre porque o corpo pode acumular ou queimar gordura com base nos processos metabólicos do organismo (obviamente que a alimentação e os hábitos de vida influenciam imensamente tal fenômeno).

Muitas pessoas relacionam o metabolismo somente com as ações de engordar ou emagrecer. No entanto, é muito mais do que isso. Podemos dizer que metabolismo é o conjunto de transformações moleculares que ocorrem no nosso organismo. A reação catabólica é a que ocorre a quebra ou desconstrução de moléculas.

O metabolismo energético compreende o conjunto de reações que envolvem trocas energéticas no organismo. Para que essas reações ocorram, são necessários substratos energéticos, que são provenientes da alimentação. As principais fontes de energia utilizadas nessas reações são os carboidratos, os lipídios e as proteínas.

Quem apresenta um metabolismo lento, não gasta tanta energia e, o que não é gasto, acaba virando gordura. Sendo assim, pessoas que têm metabolismo lento têm mais facilidade para ganhar peso. Por isso, é interessante optar por alimentos que permitam o nosso corpo gastar mais calorias ao ingeri-los.

DRA. ERIKA DE SOUZA - Existem fatores que podem acelerar o metabolismo, como praticar exercícios físicos. No caso da musculação, aumentar a massa magra, a quantidade de músculo, faz com que o corpo necessite de mais energia para executar as funções básicas (metabolismo basal) e, assim, ele gasta mais energia.

O metabolismo é regulado pelo sistema hormonal, sendo que os principais hormônios catabólicos são a adrenocorticotropina (ACTH) que ocasiona a secreção dos hormônios glucocorticoides, dentre os quais figura o cortisol. Os principais hormônios anabólicos são o hormônio do crescimento (GH), a testosterona e a insulina.

A água é uma potente aliada para acelerar o metabolismo de forma saudável. Beber bastante água ajuda a eliminar líquidos do corpo com mais intensidade. Assim, o corpo trabalha mais para fazer essa reação de eliminar urina. O que elimina muitas calorias, além de líquidos, que também contribuem para a perda de peso.

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR) é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você.

Como saber se o meu metabolismo é acelerado ou lento

  1. facilidade para perder peso;
  2. dificuldades para engordar;
  3. nervosismo;
  4. hiperatividade;
  5. frequência cardíaca mais acelerada;
  6. temperatura corporal alta.
  7. aumento da transpiração;
  8. dificuldade para dormir.

Existem três tipos de metabolismo: mesomorfo, ectomorfo e endomorfo.

Indivíduos quem tem o metabolismo lento demoram mais tempo para transformar as calorias em energia e, por conta disso, ganham peso mais facilmente. Algumas causas de metabolismo lento são o hipotireoidismo, genética, diabetes, alimentação, estresse e desequilíbrio hormonal.

O sedentarismo é, sem dúvida, um dos principais fatores que desaceleram o metabolismo. Em primeiro lugar, a pessoa que não pratica atividade física gasta menos calorias. E não é só isso! Existem tecidos do nosso corpo que gastam mais calorias que outros, mesmo quando estamos em repouso.

Como saber se o metabolismo é lento ou rápido?

  1. suor excessivo;
  2. aumento de batimentos cardíacos;
  3. sensação de calor;
  4. facilidade para perder peso.

1. Aeróbicos devem ser repetidos – Os aeróbicos são os exercícios com gasto de energia não muito intensa, que devem ser frequentemente repetidos, como caminhar em ritmo normal, pedalar, nadar. Eles envolvem movimentação física de grandes grupos musculares do corpo, mas não chegam a aumentar a massa muscular.