Por que alguns veganos não comem figos?

Perguntado por: tcarvalho . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Em teoria, o figo, por ser uma fruta e não ser um produto animal, é vegano e pode ser aproveitado pelos seguidores do movimento. Porém, a relação entre a fruta e as vespas que fazem sua polinização pode ser vista pela comunidade vegana como exploração do trabalho animal.

O consumo do figo não é um consenso entre a comunidade vegana. Ainda que a relação entre a planta e o inseto seja benéfica para ambos, alguns acreditam que ingerir o alimento pode ser uma forma de consumo animal e optam por evitá-lo.

E os malefícios? Pessoas que sofrem com acidez do estômago e artrite devem comer esta fruta com moderação. Assim como qualquer outro alimento, quando consumido em excesso o figo pode também provocar o aumento de peso e entre os diabéticos pode ainda causar disfunções na glicémia, devido aos seus açúcares naturais.

Figo não é fruta: na verdade, ele é uma flor "invertida", então suas estruturas florais estão voltadas para o seu interior, explica o professor da UFSJ. Figo selvagem "come" vespa: na natureza, para que o figo crie sementes férteis, ele precisa ser polinizado.

Enquanto os vegetarianos só se restringem na alimentação, os veganos evitam contato com qualquer produto que tenha origem animal. Portanto, além das carnes, os veganos não consomem outros alimentos vindos de animais, como mel, leite e ovos da alimentação.

As figueiras não florescem do mesmo modo como as macieiras ou os pessegueiros. Suas flores se abrem dentro de uma vagem em formato de pera, que, mais tarde, amadurece e se converte no fruto que comemos.

Você sabe os motivos pelos quais a maior parte dos veganos não comem mel? É senso comum que as pessoas adeptas ao veganismo não consomem animais, tampouco produtos derivados dos mesmos. Seguindo esse raciocínio, como o mel é proveniente das abelhas, ele também entra para esta lista de produtos que os veganos não comem.

Benefícios do figo
O figo possui uma quantidade significativa de sais minerais, com destaque para potássio, cálcio e ferro, que são muito importantes para a formação óssea e boa regulação do organismo humano. Também possui alto poder antioxidante e vitaminas A, B1, B2, C, K e E em sua composição.

Quantos figos se pode comer por dia? A quantidade recomendada de figo a ser consumida por dia é de duas frutas médias.

Uma dúvida muito comum entre o público é se o morango pode ser considerado uma fruta. E a resposta é NÃO. Na verdade, as verdadeiras “frutas” podem ser consideradas as “sementinhas” do morango, enquanto na verdade, a parte vermelha, carnuda (e deliciosa) pode ser considerada uma infrutescência.