Para que serve o doce de figo?

Perguntado por: umorgado . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

O figo oferece inúmeros benefícios para a saúde: é rico em minerais, vitaminas e nutrientes, tem efeito anti-inflamatório e pode até auxiliar no controle do colesterol. Que tal aproveitar todas essas vantagens e ainda preparar um doce delicioso para saborear depois das refeições?

Dona de propriedades nutricionais poderosas, o figo é uma fruta que pode tranquilamente fazer parte da nossa alimentação diária. A fruta, docinha por natureza e com poucas calorias, beneficia a saúde como um todo, inclusive a do coração, ajudando a controlar os níveis de colesterol e a pressão cardíaca.

Os diabéticos sempre se perguntam o que podem e o que não podem comer. E isso acontece também para as frutas, já que estas são bombas de frutose. Frutas ricas em carboidratos, como uva, figo e frutas secas não são as mais recomendadas para quem tem diabetes pelo excesso de açúcar que podem gerar picos de glicemia.

Rico em antioxidantes, o figo possui flavonoides e fenóis, a exemplo da catequina, rutina e ácido clorogénico, agentes que limitam o metabolismo de células causadoras do câncer. Já a fibra alimentar, também presente no figo, tem atuado na redução do surgimento do câncer de cólon e de mama.

Quantos figos se pode comer por dia? A quantidade recomendada de figo a ser consumida por dia é de duas frutas médias.

E os malefícios? Pessoas que sofrem com acidez do estômago e artrite devem comer esta fruta com moderação. Assim como qualquer outro alimento, quando consumido em excesso o figo pode também provocar o aumento de peso e entre os diabéticos pode ainda causar disfunções na glicémia, devido aos seus açúcares naturais.

E sendo um fruto tão especial e rico em sabor e nutrientes, separei o passo a passo da melhor Receita de doce de Figo Caseiro, para se inspirar e arrasar na cozinha Com uma calda deliciosa que pode servir de sobremesa, tanto para comer sozinho ou para acompanhar algum outro doce, para quem gosta, assim como eu, pode ...

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

06 frutas mais indicadas para diabéticos

  • Goiaba: Rica em fibras e de baixo Índice Glicêmico, a goiaba é uma das frutas que diabéticos podem comer. ...
  • Abacaxi: Devido às suas propriedades digestivas, o abacaxi auxilia na absorção de carnes e outras proteínas pelo organismo. ...
  • Limão: ...
  • Morangos: ...
  • Abacate: ...
  • Pêssego:

O figo contém diferentes vitaminas como a C que ajudam a manter a pele jovem e saudável, protegendo do envelhecimento precoce por ser um antioxidante poderoso.

O figo pode ser consumido fresco, desidratado ou em calda, ao natural ou usado em preparações como compotas e saladas.