Pode dar figo para o cachorro?

Perguntado por: rdorneles . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 2 votos

O figo pode até ser oferecido ao cãozinho, mas em pequenas quantidades, nesse caso o melhor é ter bom senso e, na dúvida, não oferecer a fruta ao seu cão, pois pode intoxicar o animal.

A princípio, cachorro pode comer figo, sim! Além de não ser considerada uma fruta tóxica para cães e gatos, o figo é muito rico em vitaminas A, B e E e em fibras que contribuem para o bom funcionamento do aparelho digestivo dos cães.

Conforme a Dra. Mariana Porsani, médica-veterinária especialista em nutrição animal, não há relatos de toxicidade da fruta, de modo que o cachorro pode comer figo em pequenas quantidades, de vez em quando.

Segundo elas, o importante é apenas ter cuidado com o consumo excessivo. A recomendação é entre 100 g e 250 g por semana e como parte de uma dieta equilibrada. Quanto à forma de consumo, para evitar contaminação, o alimento não deve ser ingerido cru.

O figo pode até ser oferecido ao cãozinho, mas em pequenas quantidades, nesse caso o melhor é ter bom senso e, na dúvida, não oferecer a fruta ao seu cão, pois pode intoxicar o animal.

Como fica difícil prever se seu cão é resistente ou não, a dica é: não dê esses alimentos ao seu cachorro.

  • Comidas proibidas para cachorros. Abacate. Álcool. Cebola e alho. Café, chá, cafeína e outros. Uvas e passas. Leite e derivados. Macadâmia. Doces. Chocolate. Carne gorda e ossos. ...
  • Como educar e criar um cachorro perfeitamente.

Confira a seguir todos os benefícios encontrados na fruta:

  • Previne e controla o diabetes. ...
  • Ajuda no emagrecimento. ...
  • Protege o coração. ...
  • Controla a pressão arterial. ...
  • Ajuda a reduzir risco de câncer. ...
  • Auxilia na constipação intestinal. ...
  • Previne o envelhecimento precoce da pele. ...
  • Mantém a saúde óssea.

O ferro também se destaca na carne e é bem concentrado, trazendo inúmeros benefícios à saúde do animal. O fígado de boi nunca deve ser oferecido cru, portanto faça o cozimento da carne antes de dá-la ao animal.

Se ele liberou, então veja uma lista de 10 frutas que cachorro pode comer:

  • Banana. Os cachorros costumam amar banana, pois é muito palatável. ...
  • Maçã Rica em vitaminas A, B, C, E , K, minerais e água, a maçã é outra fruta que cachorro pode comer. ...
  • Mamão. ...
  • Coco. ...
  • Laranja. ...
  • Melão e melancia.

A resposta é sim. O milho de pipoca em si não faz mal para o pet, na verdade ele é um alimento neutro, já que não tem valor nutricional nenhum. O grande problema está nos ingredientes usados no preparo. Por exemplo, é muito comum o uso de sal ou manteiga para temperar o milho de pipoca durante o preparo.

E os malefícios? Pessoas que sofrem com acidez do estômago e artrite devem comer esta fruta com moderação. Assim como qualquer outro alimento, quando consumido em excesso o figo pode também provocar o aumento de peso e entre os diabéticos pode ainda causar disfunções na glicémia, devido aos seus açúcares naturais.

Mas antes de comer o figo, é recomendável tirar a casca da fruta, a fim de evitar a ingestão de sulfato de cobre, um pó azulado utilizado nas plantações para evitar a ferrugem, que costuma acometer as figueiras.

Em teoria, o figo, por ser uma fruta e não ser um produto animal, é vegano e pode ser aproveitado pelos seguidores do movimento. Porém, a relação entre a fruta e as vespas que fazem sua polinização pode ser vista pela comunidade vegana como exploração do trabalho animal.

De modo geral, é possível afirmar que os cães podem se alimentar de arroz, tendo em vista que é um alimento que não apresenta nenhuma substância nociva ao animal. Porém, por ser rica em carboidrato, é preciso ficar atento à quantidade oferecida.

Esse vegetal oferece diversos benefícios para a saúde do cão, principalmente, a grande quantidade de fibras, que garante a melhor digestão dos alimentos. Além disso, cachorro pode comer beterraba, pois ela promove a boa absorção de nutrientes no organismo.