Como saber se o figo está bom?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 8 votos

Por ser uma fruta delicada, escolher um figo maduro pode ser um desafio. Procure por aqueles que tenham um tom arroxeado e sem machucados.

Os figos para consumo in natura (maduros) são colhidos com pedúnculo, no ponto “de vez”, isto é, quando perdem a consistência firme e adquirem a coloração arroxeada. A colheita do figo pode ser antecipada utilizando-se a técnica denominada “oleação”.

Prefira os figos que têm alguma suavidade ao toque – evite os que estão rijos e com a pele muito brilhante, pois não serão tão doces. Se tiverem algumas “rugas” não há problema. Não compre figos que deitam líquido, que estejam demasiado moles ou que tenham o caule a sair.

Até a colheita, leva-se cerca de um ano para a planta produzir, prazo ideal para contar com oferta na época de menos figo no mercado no ano seguinte. As espécies de figueira variam no tamanho e na forma.

Segundo elas, o importante é apenas ter cuidado com o consumo excessivo. A recomendação é entre 100 g e 250 g por semana e como parte de uma dieta equilibrada. Quanto à forma de consumo, para evitar contaminação, o alimento não deve ser ingerido cru.

Quantos figos se pode comer por dia? A quantidade recomendada de figo a ser consumida por dia é de duas frutas médias.

Você pode embrulhá-las em papel ou sacos plásticos perfurados, se possível junto com um pedaço de fruta já madura, para concentrar o gás do amadurecimento, o etileno. Não deixe as frutas em embalagens fechadas, pois isso irá sufocá-las e prejudicar o amadurecimento adequado.

Para limpar os figos, coloque-os num saco de pano com açúcar e esfregue, ou coloque-os num saco plástico e leve ao congelador, ou fervente 4 vezes em água com bicarbonato, ou saco de pano com sapóleo em pedaços, esfregando.

Em teoria, o figo, por ser uma fruta e não ser um produto animal, é vegano e pode ser aproveitado pelos seguidores do movimento. Porém, a relação entre a fruta e as vespas que fazem sua polinização pode ser vista pela comunidade vegana como exploração do trabalho animal.

Após congelado, lave-o em água corrente e retire a pele, ela vai sair inteira. Descarte a pele e reserve o figo. Coloque 2 xícaras de açúcar em uma panela funda e leve ao fogo, mexendo até que vire um caramelo.

Existem mais de 750 tipos de figos, que podem ser encontrados em vários tamanhos, formas e cores. Os mais comuns são os figos pretos, vermelhos, roxos, verdes e amarelos.

Eles se formam gr4aças à ação de uma vespa, a Blastophaga, que entra no figo ainda em formação e fecunda parte da flor em seu interior. Sem essa polinização, a fruta cai da figueira antes de amadurecer.

(1998), que ressaltam que a poda da figueira deve ser realizada no final do período hibernal, entre os meses de julho e agosto.