Quais são os legumes que contém colágeno?

Perguntado por: hvieira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Os legumes que contém colágeno não são muitos, uma vez que a proteína está presente na maioria das vezes em alimentos de origem animal. Porém, alimentos como pimentão amarelo, berinjela e beterraba possuem colágeno e também outros nutrientes que atuam na produção da substância.

Gelatina

Alimento rico em colágeno #1 – Gelatina
Opções de qualidade e sem corantes ou aromatizantes são mais benéficas, e podem ser usadas em receitas. Segundo estudos, a dissociação térmica ou química das cadeias polipeptídicas do colágeno forma a gelatina.

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

A reposição de colágeno através da alimentação é simples, você precisa consumir alimentos fontes de proteínas como carnes, leites e derivados, ovos, alguns alimentos de origem vegetal como feijão, lentilha, grão de bico, alguns cereais e tubérculos como arroz, arroz integral.

chá verde

O chá verde possui cafeína em sua composição, o que faz dessa bebida uma opção para dar energia para as tarefas do dia. Esse combinado além de ter o Chá Verde, traz também o Colágeno, que auxilia na elasticidade da pele, articulações e unhas.

Invista em alimentos ricos em Vitamina C como laranja, limão e mamão, além de outros que contêm colágeno: carnes, gelatinas, ovos e castanhas. O uso de dermocosméticos ajuda a incentivar a produção de colágeno. Procure produtos que contenham ativos como o Retinol e alfa-hidroxiácidos.

Folhas verdes escuras. Mais uma fonte natural de colágeno. As verduras de folha verde escura, como a couve, acelga, espinafre, entre outras, são extremamente ricas em quase todos os nutrientes, inclusive a vitamina C.

As frutas vermelhas contêm um poderoso antioxidante chamado licopeno. Este último aumenta a capacidade do corpo de secretar colágeno. Morangos, framboesas, mirtilos, amoras e outros devem ser consumidos sem moderação.

“Já no que diz respeito à absorção proteica e síntese interna de colágeno, é fundamental ingerir itens como laranja, limão, caju, abacaxi, feijão preto, nozes, aveia e algas, que ajudam a conduzir a proteína, além de consumir água”, orienta.

Sendo assim, ao envelhecer, a produção natural de colágeno no corpo diminui, o que implica no aparecimento de rugas, uma pele mais flácida e tornam-se mais fracas as cartilagens das juntas. Portanto, é a membrana do ovo a principal fonte de colágeno, sendo assim os benefícios do ovo são potencializados.

colágeno tipo I

Através disso, percebemos que o colágeno para flacidez mais recomendado é o colágeno tipo I, sendo esta a melhor escolha. Isso se dá pelo fato de que ele ajuda no processo de deixar a pele mais firme, e melhora a estrutura dos fios de cabelos, unhas e dentes.

Além disso, a gelatina é uma sobremesa de origem animal rica em colágeno, que é o elemento responsável pela manutenção dos ossos, pela reconstituição e regeneração das articulações e que atua de forma a retardar o processo de flacidez natural própria do envelhecimento, evitando assim as rugas, celulites e marcas de ...

Você pode encontrar ainda a gelatina de peixe e o colágeno marinho, ambos são fontes de colágeno tipo I.

colágeno tipo I

Porém, apesar do colágeno tipo II ser reconhecido por sua ação na saúde das articulações, é o colágeno tipo I o mais indicado para os ossos. O colágeno tipo I está naturalmente presente na nossa pele, tendões, tecidos e ossos, e por esse motivo contribui significativamente na manutenção da saúde óssea.

Tudo o que você precisa são 2 colheres (sopa) de mel e ¼ de xícara de iogurte natural. Misture os dois e aplique no rosto. Depois de 10 a 15 minutos, lave com água morna. A cúrcuma é um dos ingredientes mais poderosos encontrados na cozinha que pode ser usado simultaneamente para nossa pele.