Como chama curau em São Paulo?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 6 votos

Canjica, mungunzá, chá de burro ou curau, como é conhecido na região Sudeste, são variações de nomes de pratos de origem africana feitos à base de milho que se popularizaram bastante no Brasil, consumidos principalmente no período das festas de São João, em junho.

O curau de milho verde, tradicional nas festas juninas, é uma comida doce e cremosa de origem portuguesa.

Canjica, jimbelê ou curau é uma iguaria típica da culinária brasileira.

Para regiões norte e nordeste, por exemplo, a palavra mungunzá é amplamente utilizada. Em contrapartida, nas regiões sul e sudeste o chamam de canjica.

A palavra canjica designa no Brasil preparações diferentes. Em São Paulo, é uma sopa densa de milho branco, servida fria, às vezes quente, feita com grãos inteiros cozidos em água.

No Nordeste, esse mingau de milho é chamado de canjica, já no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, o curau também é conhecido como papa de milho e canjiquinha.

É denominado curau nos estados de São Paulo, Mato Grosso, Goiás e parte de Minas Gerais e , canjiquinha, coral ou papa de milho nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

No nordeste é mungunzá. Em São Paulo, canjica ou curau. Em Minas Gerais pode ser chamada de piruruca. Já no Rio de Janeiro é conhecida como canjiquinha.

O curau de milho é originado do pudim europeu e de uma bebida espessa utilizada pelos índios tupis, já que o termo vem do tupi minga'u, uma bebida espessa utilizada também em rituais.

3. Qual a diferença entre Pamonha e Curau? A diferença está no preparo: o Curau tem a textura semelhante a de um mingau e é doce; já a Pamonha pode ser salgada ou doce e tem a textura mais firme.

No Sul e Sudeste do Brasil, e também no Distrito Federal, o mesmo prato é denominado canjica que por coincidência canjica é o nome de outro prato tipo do nordeste que é conhecido como mingau de milho. Nos estados da sub-região do Meio-Norte (Maranhão e Piauí), o prato é conhecido como "mingau de milho".