Quem foi que inventou a pamonha?

Perguntado por: aaguiar3 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.8 / 5 19 votos

De acordo com Câmara Cascudo, em seu livro a História da Alimentação no Brasil, receitas como pirão, pamonha, canjica, pipoca, dentre outras tiveram origem com os índios brasileiros. E, com a colonização das Américas, os portugueses e africanos foram adaptando e produzindo outras receitas.

Um dos derivados do milho que representa uma herança cultural de confraternização é a pamonha, que foi herdada dos índios, posteriormente aperfeiçoada tanto por portugueses quanto por africanos. Embora consumida em muitas regiões brasileiras, não há um consenso em qual estado a pamonha é tida como prato típico.

Pamonha é um doce brasileiro, de origem indígena (ou africana, conforme alguns historiadores), comum nos estados de Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

A Pamonha é um prato típico brasileiro, feito de milho verde. Não se sabe exatamente o seu local de origem, mas é um prato muito consumido na região nordeste e centro-oeste e, também, no sudeste do Brasil.

A pamonha tem origem indígena. Os índios latino-americanos comiam muito milho verde amassado com leite de coco, manteiga e erva doce. Tanto que a palavra vem do tupi, pamu-ña, algo como empapado. Desde então a pamonha é um quitute consumido em várias regiões do Brasil.

Origem da Pamonha
Não existe, exatamente, o local que ela nasceu de fato, mas é um prato muito consumido na região centro-oeste, especialmente no estado de Goiás, onde o alimento encontra-se em mercados, restaurantes, feiras, pamonharias e rodovias.

Famosa, a pamonha de Piracicaba virou um jingle. conhecido em todo o Brasil. E o puro creme do milho é

A cidade de Piracicaba, no interior do estado de São Paulo, é muito conhecida pela excelência na feitura do alimento. Desde a década de 1960 é uma sólida referência para os entusiastas da pamonha.

Terra da pamonha e do café que conheço é Minas Gerais. Goiânia cidade da pamonha!

Atualmente, a Pamonha Gourmet já vende seus produtos em nove estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo e Sergipe. Além disso, chegou a seis países europeus: Bélgica, Espanha, França, Inglaterra, Irlanda e Portugal.

Os amantes da pamonha, tão conhecida e difundida durante o período das festas juninas, talvez não saibam que no México há uma receita muito semelhante, o tamales.

Antigamente, era consumido em forma de mingau, que tinha como ingredientes, o milho verde amassado com leite de coco, manteiga e erva doce.

Actualmente, os tamales fazem parte da vida quotidiana e da dieta dos mexicanos, e são populares em muitas festas e celebrações. O seu consumo tradicional é nas festas de baptizados, casamentos, pousadas e outros feriados. Em muitos casos é considerado um prato típico do Natal.

Aqui chamamos de Curau, no nordeste chama Canjica, no Rio de Janeiro chama Papa. Como você conhece? By Casa da Pamonha Curitiba | Facebook.

O motivo: tal quitute é energético, rico em fibras e minerais e, se inserido de forma equilibrada na dieta, torna-se um aliado da saúde. Abaixo selecionei alguns de seus benefícios que são possíveis pelo seu principal ingrediente: o milho.