Qual é a matéria prima de cocada?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

Para a formulação da cocada foram utilizados os seguintes ingredientes: polpa de maracujá do mato (diluída em água na proporção 1:5), açúcar e coco natural ralado.

Leite condensado, açúcar e coco ralado. Três ingredientes que são a matéria-prima para preparar um dos doces mais tradicionais, saborosos e populares no Brasil, a cocada.

Por outro lado, a cocada é uma iguaria de origem africana, e também amplamente explorada como doce no Brasil, a qual é formulada a partir de açúcar, manteiga e coco ralado (Souza et. al., 2019).

A cana-de-açúcar (Saccharumspp.) é um dos principais produtos agrícolas do Brasil, destinada como matéria-prima para a indústria sucroenergética, mas também atende à demanda pela fabricação de açúcar mascavo, rapadura e melado.

Os ingredientes das massas são MATÉRIAS-PRIMAS ALIMENTÍCIAS como farinha de trigo e outras farinhas, mandioca, batata, ovos, margarina e manteiga.

O coco era ralado e acrescentado a grandes tachos com a calda que, inicialmente, era feita com açúcar mascavo – por isso eram mais escuras. Além disso, a cocada também está diretamente relacionada às religiões de matriz africana, como o candomblé, ela é utilizada como oferenda para Oxalá, o principal orixá da religião.

Ela surgiu na Bahia, com a vinda dos escravos africanos para o país, que criaram um doce com a fruta mais abundante da região. A cocada tradicional é feita com apenas coco fresco, açúcar e água e super fácil de preparar em casa. A chef e confeiteira Andreia Gazoli adora preparar doces típicos brasileiros.

A matéria-prima vegetal é a planta medicinal fresca, droga vegetal ou derivado vegetal empregado na fabricação ou na elaboração de medicamentos. É o material de partida para a produção de intermediários, e é considerada um insumo farmacêutico ativo.

Matéria-Prima Vegetal

  • Madeira: utilizada para a produção de papéis, móveis e construções;
  • Algodão: utilizado para produção de fios e tecidos;
  • Cana-de-açúcar: utilizada para produção de açúcar e bioetanol;
  • Trigo: utilizado na produção de farinha e cereais;
  • Bambu: utilizado em construções, artesanatos.

Matéria-prima vegetal é obtida por meio da flora, ou seja, de elementos plantados ou naturais na vegetação de uma região. Vale ressaltar que nesse conjunto estão os frutos e vegetais que são diretamente consumidos pela sociedade. São matérias-primas que não passam por processamento industrial.

O etanol é produzido a partir de plantas ou raízes. No Brasil, a principal matéria-prima utilizada para sua produção é a cana-de-açúcar. Contudo, ele também pode ser produzido a partir do milho, da aveia, do arroz, da cevada, do trigo e do sorgo.

À exceção de canas que dão caldos muito escuros, se a rapadura for pura e quase preta, é sinal que carrega impurezas da cana (incorporadas durante a fervura) ou que ficou tempo demais no fogo (nesse caso, terá gosto de queimado). As mais claras são mais valorizadas.

O açúcar mascavo é produzido a partir do caldo de cana extraído pelo esmagamento dos colmos maduros da cana-de-açúcar. Este açúcar não é submetido a processos mais elaborados de clarificação do caldo, ou seja, não há operação suficiente para remover impurezas que poderiam estar presentes no caldo.

Geleia, segundo a legislação brasileira, é um produto obtido pela concentração da polpa ou suco de fruta com quantidades adequadas de açúcar, pectina e ácido, até a concentração suficiente para que ocorra a geleificação durante o resfriamento.