Quem tem colesterol e triglicérides alto pode comer milho?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

O milho também faz bem para o colesterol e para a hipertensão. A dica para as pessoas que possuem índices elevados de colesterol é evitar alimentos com muita gordura e procurar incluir alimentos com fibras em sua dieta.

Quem tem colesterol pode comer milho cozido? Sim! Afinal, por ser rico em fibras e ômega-3, o milho cozido pode ajudar a baixar os níveis de colesterol no sangue. Lembrando que a quantidade, como qualquer alimento, deve ser sempre equilibrada.

Dez dicas para o controle dos triglicérides
1 – Consuma alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3 (cavalinha, arenque, atum, truta, salmão e sardinha) e ômega 6 (óleos vegetais de girassol, milho e soja). Essas gorduras ajudam a reduzir os níveis de triglicérides.

O cuscuz é feito com ingredientes que não possuem alto teor de gorduras e colesterol. A retirada desses alimentos da dieta é recomendada apenas quando há uma restrição médica devido ao aumento de triglicerídeos, por exemplo.

PREFIRA: Arroz polido e integral, milho, centeio, cevada, aveia, batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará, farinha de trigo, trigo em grão, milho branco, fubá, farinha de ilho, farinha de arroz, fécula de batata, farinha de rosca, farinha de mandioca, pipoca, polenta.

Recomendados : Farinha integral, pães integrais, farinha de aveia, farinha de milho, mingau de aveia, milho doce/verde, arroz e massa integral, torradas, bolo de aveia.

5 – Consuma diariamente leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, grão-de-bico, soja e fava) no almoço e no jantar. Esses grãos possuem componentes que auxiliam a reduzir o nível de triglicérides no sangue.

Vegetais
Por mais que batata e mandioca, por exemplo, sejam fontes de carboidratos, elas têm fibras que, como já falamos, ajudam a reduzir os triglicerídeos.

Pães e Cereais: Produtos industrializados, Tortas, Bolos, Biscoitos, Pães Caseiros, “Sucrilhos” e outros cereais c/ açúcar e mel. Leguminosas: Coco, Amendoim. Gorduras/óleos: banha de porco, bacon, manteiga, margarina, óleo de dendê, óleo de amendoim (gorduras hidrogenadas), maionese e frituras.

Sucos para baixar os triglicerídeos: pepino

  • 500ml de água;
  • 1 pepino;
  • 1/2 limão sem casca.

PREFIRA: Arroz polido e integral, milho, centeio, cevada, aveia, batata, batata-doce, mandioca, inhame, cará, farinha de trigo, trigo em grão, milho branco, fubá, farinha de ilho, farinha de arroz, fécula de batata, farinha de rosca, farinha de mandioca, pipoca, polenta.

Café da manhã

  • Pão integral.
  • Queijo minas frescal light.
  • Leite semi-desnatado.

Evitar o excesso de carboidratos, como: arroz, macarrão, batata inglesa e doce, aipim, polenta, pão. Escolher apenas um carboidrato nas refeições e consumir com moderação.