Por que a libras é uma língua?

Perguntado por: bbernardes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

LIBRAS é um idioma, um sistema linguístico legítimo e natural, utilizado pela comunidade surda brasileira, de modalidade gestual-visual e com estrutura gramatical independente da Língua portuguesa falada no Brasil. Isso significa que sua construção gramatical não contém, necessariamente, pronomes, sujeito e predicado.

Ao contrário do que muitos acreditam, a Libras não é uma linguagem, e sim uma língua, pois é falada por um povo, possui regras, estruturas, sintaxe, semântica e pragmática próprias e bem definidas. Já a linguagem é o mecanismo usado para transmitir nossas ideias e pode ser tanto de forma verbal quanto não verbal.

A Libras é considerada uma língua “artificial”, pois foi criada pelo grupo de surdos com propósitos específicos. Não é possível afirmar que a Libras tem uma fonologia, já que ela não utiliza o som. A Libras é uma versão sinalizada da língua oral portuguesa.

Dessa forma, mesmo que a Libras fosse composta por gestos, jamais poderia ser usada de forma universal... Afinal de contas, uma língua é fruto da cultura de um povo. Por isso, como cada país tem sua própria cultura, logo, suas línguas também são diferentes. Com as línguas de sinais não é diferente.

LIBRAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR
Foi em 2002 que a Lei nº 10.436 reconheceu a Língua Brasileira de Sinais como meio legal de comunicação e expressão, determinando que o poder público deve garantir o seu uso e difusão. Ou seja, ela prevê a garantia da formação de recursos humanos para ensinar a língua.

Entende-se como Língua Brasileira de Sinais - Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema lingüístico de natureza visual- motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema lingüístico de transmissão de idéias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de gestos, expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de Abril de 2002, através da Lei nº 10.436.

inglês

Como o latim ou grego antigamente, o inglês é a língua universal hoje. É o idioma padrão em negócios internacionais, turismo, tecnologia, etc. Uma pessoa bilíngue, que fala espanhol e inglês, é capaz de entender 1 em cada 3 pessoas que se conectam à Internet (Internet World Stats, 2019).

A linguagem é a capacidade que os seres humanos têm para produzir, desenvolver e compreender a língua e outras manifestações, como a pintura, a música e a dança. Já a língua é um conjunto organizado de elementos (sons e gestos) que possibilitam a comunicação.

Libras não é a segunda língua oficial do Brasil
Algumas pessoas dizem que ela é “a segunda língua oficial do Brasil” porque o governo reconheceu-a como meio de expressão. Porém, a Constituição do Brasil não foi emendada: no Artigo XIII, a única língua mencionada como “língua oficial” do país é o português.

Exemplos de língua: a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua oficial, tal como as línguas portuguesa, espanhola, inglesa, alemã e francesa. Linguagem é: é qualquer forma de expressão utilizada pelas pessoas para se comunicar. Exemplos de linguagem: dança, placas sinalizadoras, semáforo e música.

A Libras utiliza de mecanismos espaciais, recursos de repetição, expressões faciais e outros itens lexicais necessários. Já a Língua Portuguesa utiliza de recursos orais auditivos para que a sentença ou palavra seja transmitida e sua ideia repassada em plenitude.

Também no século XIX, a língua de sinais chegou ao Brasil. Isso porque, por volta de 1850, o imperador Dom Pedro II, que teria chamado o francês Ernest Huet para criar uma língua de sinais aqui em nosso país. A língua então ensinada aos surdos brasileiros era uma adaptação da Língua Francesa de Sinais.

O ponto de partida da língua-geral foi o tupi, língua falada pelos tupinambás, povos indígenas que habitavam o litoral do Brasil. O desenvolvimento dessa língua possibilitou um maior entendimento da organização social dos índios e, por conseguinte, facilitou a ação de conversão operada pelos jesuítas.

Português

A língua portuguesa, também designada português, é uma língua indo-europeia românica flexiva ocidental originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte de Portugal.