Pode tomar vitamina de sempre?

Perguntado por: abernardes7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em longo prazo, alguns estudos sugerem que o excesso de vitamina D pode aumentar o risco de doença cardiovascular, embora a pesquisa não seja conclusiva. Outros argumentam, porém, que até mais vitamina D é necessária.

Os profissionais de saúde podem recomendar que pessoas com níveis muito baixos de vitamina D tomem doses semanais muito altas de 50.000 UI por 8 semanas, seguidas de uma dose de manutenção de 2.000 UI por dia após seus níveis atingirem 30 ng/mL (3).

Em excesso, a vitamina pode causar diarreia e, cronicamente, causar cálculos urinários. Nesse sentido, o professor lança um alerta à população: a suplementação vitamínica deve ser realizada apenas diante do diagnóstico clínico de deficiência, necessitando confirmação de “dosagens em laboratório”.

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

A indústria dos multivitamínicos cresce a cada ano, mas estudos revelam que além de não oferecerem benefícios, seu uso indiscriminado pode fazer mal à saúde. Estudos trazem alerta sobre o uso indiscriminado de suplementos vitamínicos.

Suplementação de vitamina D
Ao tomar a suplementação sem a supervisão de um médico, pode-se ingerir uma dose inadequada, abaixo ou acima do nível correto. Em casos do uso excessivo, por exemplo, pode ocorrer uma intoxicação por vitamina D no organismo, desencadeando outros problemas para a saúde", observa o médico.

Segundo o dr. Marcondes, a reposição de vitamina D é indicada apenas para as pessoas com mais de 65 anos de idade; crianças com raquitismo ou que raramente se expõem ao sol, como as que vivem em cidades em que faz muito frio; e indivíduos com osteoporose e baixa quantidade dessa vitamina, independentemente da idade.

Tomar vitaminas de A a Z constantemente pode não ser recomendado, a menos que haja uma necessidade específica comprovada e sob orientação médica ou de um nutricionista. O consumo excessivo de vitaminas pode levar a um acúmulo no organismo, uma vez que algumas vitaminas são armazenadas no corpo.

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo. Os sintomas mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e lesões de pele (vermelhidão).

Para manter os níveis de vitamina D no sangue consistentes, os comprimidos ou cápsulas com 50.000 UI são indicados como dose de ataque. A posologia sugerida é de 1 comprimido por semana, preferencialmente próximo às refeições, durante seis a oito semanas ou até atingir o valor desejado.

Podes tomar continuamente, em geral o efeito máximo é no 10º mês.