O que acontece se eu tomar creatina sem treinar?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.

Benefícios da creatina para quem não treina
Estudos indicam que a creatina pode ajudar a aumentar a densidade mineral óssea, particularmente em mulheres na pós-menopausa. Em conjunto com a prática regular de treinamento de força, os resultados costumam ser ainda melhores.

Portanto, sim, é possível tomar creatina sem treinar dependendo do seu objetivo.

“Uma suplementação hiperproteica sem a prática de atividade física com o objetivo de ganho de massa muscular (com musculação, treinos funcionais ou Cross Fit), pode causar ganho de peso e aumento do percentual de gordura, uma vez que por não ter treinado, essa proteína ingerida não vai ser utilizada para a recuperação ...

Em conclusão, tomar creatina nos dias em que não treina pode trazer diversos benefícios. Isso ajuda a manter níveis consistentes de creatina nos músculos, o que apoia o crescimento muscular e a recuperação mesmo quando você não está se exercitando.

Na verdade, acontece um aumento de água corporal com o uso da creatina. Contudo, sempre que você ganha músculo, existe automaticamente esse aumento de água corporal. Isso porque o músculo é um tecido mais hidratado, ou seja, tem mais água”, ele diz.

Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, diarreia, câimbras e desidratação. Existe ainda a hipótese de uma relação entre o consumo de creatina e aumento na incidência de cálculos renais.

5 benefícios da creatina para a pele já encontrados em estudos científicos

  • prevenção do envelhecimento prematuro;
  • manutenção da pele saudável;
  • conservação da resistência da pele aos sinais de envelhecimento;
  • proteção da perda de firmeza relacionada à idade;
  • melhora do metabolismo do colágeno na pele.

A creatina é um suplemento de efeito crônico, o que significa que deve ser consumida diariamente para que se obtenha seus benefícios. Estudos apontam que o efeito de ganho de músculo e força é esperado, em média, após um período de seis a oito semanas de suplementação.

Quem quer emagrecer pode tomar creatina? A creatina não tem atuação direta no emagrecimento, mas pode auxiliar no ganho de massa magra, atuando no processo saudável de perda de peso. Além disso, a substância tem baixo valor calórico e pode potencializar os treinos realizados com o objetivo de reduzir o peso corporal.