É bom tomar creatina ao acordar?

Perguntado por: afrutuoso4 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Ingerir creatina logo ao acordar é o mais indicado. Pois, o organismo ainda está em jejum e poderá receber e consumir esse aminoácido de forma completa. Mas também pode ser consumido logo após o treino. O consumo como pré-treino também é super válido e mais favorável à hipertrofia.

Na verdade, recomendamos que você tome após acordar ou logo após os exercícios porque estes são os momentos nos quais seu corpo absorve melhor os nutrientes que você “coloca” pra dentro e assim a perda seria menor.

Pode tomar creatina em jejum? Sim. É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral. Além disso, é bom avisar que não existem evidências cientificas que o seu consumo em jejum poderá fazer mal.

Ela pode ser consumida antes ou depois dos treinos. No entanto, se você for consumi-la após o exercício físico, ela se torna mais eficaz quando acompanhada de uma fonte de carboidrato. O suplemento também pode ser ingerido junto com a principal refeição do dia, auxiliando, assim, na absorção da substância.

Em princípio, não há problema. A hipótese de que a cafeína reduz os efeitos da creatina ainda é estudada, mas não parece ter respaldo.

Pode tomar com o estômago vazio? Outra dúvida muito comum entre pessoas que utilizam suplementos é se tomar creatina com o estômago vazio faz mal. “Não tem nenhuma evidência científica que prove que faz mal tomar creatina em jejum, muita gente até usa a creatina pra quebrar o jejum intermitente.

A creatina não é um suplemento que fornece energia imediata para o treino. Em geral, seus efeitos aparecem após três semanas de ingestão diária.

A creatina é um composto de aminoácidos presente principalmente nas fibras musculares e no cérebro, extremamente importante no fornecimento de energia para a ressíntese de adenosina trifosfato bem como depósito de energia intracelular.

Melhor horário para tomar creatina
A creatina é um suplemento muito utilizado e ela pode ser tomada antes ou depois dos treinos. A creatina no pré-treino favorece mais a hipertrofia; já no pós-treino, ela passa a ajudar na recuperação do glicogênio muscular (mais interessante para quem treina mais de uma vez ao dia).

Na verdade, acontece um aumento de água corporal com o uso da creatina. Contudo, sempre que você ganha músculo, existe automaticamente esse aumento de água corporal. Isso porque o músculo é um tecido mais hidratado, ou seja, tem mais água”, ele diz.

Em resumo, o que os estudos internacionais indicam é suplementar doses diárias que variam entre 3 a 5 gramas de creatina, ou 0,1 g de creatina por quilo de peso corporal (Ex: Um indivíduo de 60 kg irá suplementar 6 g de creatina/dia).

A maneira mais eficaz de aumentar os estoques de creatina é consumir 5 g do suplemento 4 vezes ao dia, por 5 a 7 dias. Passado esse tempo, o estoque pode ser mantido com o consumo de 3 a 5 g/ dia, porém atletas maiores podem necessitar de um consumo de 5 a 10g/dia para manter os estoques2.

Quanto à forma de consumo, a creatina é encontrada geralmente em , podendo ser diluída em água ou em outra bebida de sua preferência, e até mesmo consumida juntamente com uma refeição.

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

A melhora da musculatura sempre é bem vinda no nosso corpo, mesmo se não malhar, ainda a creatina terá efeitos benéficos em nosso corpo. Por isso, não se preocupe em ingerir as três gramas de creatina diariamente, mesmo se não malhar.