Quando não devo tomar complexo B?

Perguntado por: dbarros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com antecedentes de alergia a quaisquer constituintes da fórmula ou/e às vitaminas do Complexo B. O Complexo B não está indicado no tratamento de hipovitaminoses específicas (falta de vitaminas específicas).

Este suplemento não é indicado para pessoas com doença de Parkinson e que estejam usando o medicamento levodopa. Pessoas com diabetes, que estejam usando medicamentos, assim como mulheres que estejam grávidas ou amamentando, devem sempre conversar com um médico antes de iniciar o uso de suplementos de complexo B.

Quando usadas em excesso, as vitaminas do complexo B podem causar algumas reações adversas, como nível elevado de açúcar no sangue, danos ao fígado, vômitos, alteração da cor da urina e rubor na pele.

Se você está entre as pessoas com pressão arterial elevada, não se esqueça de tomar abundante quantidade da vitamina B conhecida como folato.

As vitaminas do complexo B desempenham diversas funções no organismo: ajudam na concentração e memória, melhoram a saúde da pele, unhas e cabelos e auxiliam no metabolismo de açúcares, proteínas e gorduras.

Quais são as vitaminas do complexo B? As vitaminas do complexo B exercem várias funções no organismo, como a produção de energia, a manutenção da saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Elas também são fundamentais na prevenção de anemia e para evitar a baixa do sistema imunológico.

FDC Complexo B reúne 7 tipos de vitaminas do complexo B, que atuam em diferentes funções corporais, especialmente no metabolismo de energia, na melhora da qualidade do sono e no aumento da disposição e do foco por modular a cognição e produção de neurotransmissores.

Melhor horário para tomar vitamina do Complexo B
O melhor horário para tomar vitaminas é perto ou junto com as principais refeições. Consumir vitaminas dentro desse horário melhora a absorção, garantindo um melhor aproveitamento.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.

Evite tomar doses muito altas de vitaminas do complexo B, pois, como já falamos anteriormente, o excesso pode ser a causa de efeitos colaterais indesejados. Em geral, toma-se o suplemento com uma refeição para ajudar na absorção e minimizar o risco de efeitos colaterais gastrointestinais.

Nutriente pode ser preventivo ou adjuvante no combate a hipertensão arterial.

A vitamina B12 é apenas uma das vitaminas do complexo B, embora seja frequentemente mencionada separadamente devido à sua importância para a saúde. O complexo B inclui outras vitaminas B, como a tiamina, riboflavina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, biotina e ácido fólico.