O que o complexo B faz no cérebro?

Perguntado por: anobrega . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 18 votos

FDC Complexo B reúne 7 tipos de vitaminas do complexo B, que atuam em diferentes funções corporais, especialmente no metabolismo de energia, na melhora da qualidade do sono e no aumento da disposição e do foco por modular a cognição e produção de neurotransmissores.

A vitamina B12 é um dos principais componentes para o bom funcionamento do organismo. Essa vitamina age diretamente no cérebro e desempenha um papel importante no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células.

As vitaminas B, como a tiamina e niacina, ajudam a metabolizar nutrientes para o cérebro e obter energia. Outras, como as vitaminas B12 e o folato, podem ajudar a proteger contra a demência por meio da degradação da homocisteína, uma substância nociva que pode levar à doença de Alzheimer.

Vitaminas do complexo B
A vitamina B12 auxilia diretamente no funcionamento do sistema nervoso e na manutenção das células vermelhas. Mantendo o seu bom nível em nosso organismo, ela inibe a anemia e beneficia os músculos, o que favorece o resultado do seu treino.

Essa é uma vitamina mais voltada para o bom funcionamento do sistema nervoso, atuando diretamente na produção de neurotransmissores (substâncias que enviam mensagens para os neurônios) e proteção dessas células cerebrais.

Algumas pessoas sentem confusão, irritabilidade e depressão leve. A deficiência avançada da vitamina B12 pode ser a causa de delirium.

Doses altas podem ativar a úlcera péptica (no estômago ou duodeno), produzir lesão hepática (no fígado) e hiperuricemia (alta concentração de ácido úrico no sangue) ou prejudicar a tolerância à glicose.

O exercício físico regular aumenta o fluxo sanguíneo para a cabeça e estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões entre elas. Isso resulta em cérebros mais eficientes, maleáveis e adaptáveis. Ou seja, com melhor desempenho.

Algumas estão mais diretamente relacionadas ao cérebro, como as vitaminas B-12, B-9 e B-1. E outras ajudam em funções corporais muito necessárias, como a formação de células sanguíneas.

Esses são alguns dos nutrientes e vitaminas benéficos para memória e concentração:

  1. Colina. Parte do chamado complexo B de vitaminas, a colina é um nutriente essencial para todo o corpo. ...
  2. Magnésio. ...
  3. Vitamina B1. ...
  4. Zinco. ...
  5. Ômega 3. ...
  6. Luteína. ...
  7. Vitamina B6. ...
  8. Cafeína.

A melhora dos sinais e sintomas neurológicos inicia-se em uma semana, mas pode demorar até 6 meses para resolução. Naqueles pacientes que não tiverem resposta clínica ou hematológica com 2 meses de tratamento, o nível de vitamina B12 pode ser medido em 1 mês após o término da terapia proposta.

O sistema nervoso sofre com a deficiência do componente – há formigamento, dores, perda de coordenação motora, paralisia e espasmos quando não há vitamina B12 suficiente no organismo. Dessa forma, consumir produtos ricos na substância irão impedir que você tenha problemas de saúde e de ordem psicológica.

Quais são as doenças causadas pela falta de vitamina do Complexo...

  • Problemas de pele, unhas e cabelos. ...
  • Beribéri. ...
  • Anemia megaloblástica. ...
  • Neuropatia periférica. ...
  • Demência e problemas cognitivos. ...
  • Vitaminas e Minerais.

As vitaminas do complexo B são apontadas como importantes aliadas no controle dos sintomas de quadros como depressão, ansiedade e estresse, já que este grupo de vitaminas se associa à melhora do humor e da performance em nível cognitivo [1].