Pode passar vinagre e bicarbonato nas axilas?

Perguntado por: aribeiro6 . Última atualização: 12 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

Outra vantagem da dupla é a possibilidade de uso em todos os tipos de tecido. A aplicação é simples: no caso das peças mais delicadas, que não podem ser lavadas na máquina, faça a mistura e aplique diretamente na área das axilas da roupa.

Mas de acordo com as reações vistas, o vinagre não é eficaz para eliminar, por exemplo, o odor do suor (bromidrose), pois, conforme dito, esse cheiro desagradável deve-se a ácidos carboxílicos.

Acrescente ½ copo de vinagre de álcool branco para cada 5 litros de água. Deixe as roupas de molho nessa mistura por no mínimo 30 minutos (e no máximo 2 horas). Depois é só lavar normalmente com água e sabão.

Opção 1: Para remover o cheiro da roupa na região das axilas
Antes de lavar a peça, aplique vinagre de álcool branco puro, ou Lisoform, ou pinho sol limão nas região das axilas da roupa. Espere agir por 20 minutos e depois coloque na lavadora de roupas normalmente.

Quando possível, prefira usar roupas mais leves e de cores claras, pois os tecidos escuros tendem a esquentar, colaborando para o suor excessivo nas axilas. Também é recomendado optar por tecidos mais arejados, como o algodão e modal, e evitar peças sintéticas, de seda, impermeáveis e de plástico.

Às vezes, o que causa mau cheiro nas axilas é o uso impróprio do desodorante ou antitranspirante. Um erro muito comum é passar desodorante com as axilas ainda molhadas do banho, o que atrapalha a absorção pela pele e o produto não age de forma eficaz. Sempre aplique seu desodorante ou antitranspirante nas axilas secas.

Bicarbonato de sódio e limão
Ambos possuem efeitos antibacterianos e anti transpirantes, reduzindo o suor excessivo e amenizando odores. Eles ainda atuam como esfoliante natural para eliminar células mortas e clarear a pele. Para a receita basta misturar 10g de bicarbonato de sódio com um limão fazendo uma pasta.

O cuidado deve ser redobrado nas regiões onde a pele é ainda mais fina, como, por exemplo, na região das virilhas, axilas, genitálias, pálpebras, etc. Concluindo, o caráter alcalino do bicarbonato de sódio consegue remover as células mortas da pele, porém, não de maneira adequada, e muito menos segura.

5. Repita o processo diariamente, de preferência antes de dormir. O vinagre pode ajudar a equilibrar o pH da pele, matar as bactérias que causam o odor e reduzir a produção de suor nas axilas.

Pode parecer estranho combater o mau odor das axilas com um produto que também tem cheiro forte. O fato é que por causa da sua acidez, o vinagre é um aliado da pele para eliminar as bactérias - e os maus odores. Basta molhar um algodão ou pano limpo com vinagre e aplicar nas axilas.

Além de procurar ajuda médica, você pode manter alguns cuidados básicos em casa, por conta própria. O primeiro deles é manter as axilas secas e limpas, utilizando sabonetes antibacterianos e desodorante para bromidrose axilar que seja antitranspirante para preservar a região longe da umidade por mais tempo.

Odaban

Um exemplo de produto antiperspirante de qualidade e eficiente hoje no mercado é o Odaban, que além de ser um dos mais vendidos em todo mundo é o mais indicado por dermatologistas. Ele é capaz de tratar os dois problemas, a transpiração excessiva e o mau cheiro produzido pelo suor da região.

Quem transpira muito nas axilas, e pior, com aquele cheirinho desagradável, siga essa dica caseira: faça uma pasta com gotas de limão e meia colher de chá de bicarbonato de sódio. Aplique por 20 minutos debaixo dos braços e depois tome seu banho normalmente. Repita três vezes por semana.

O Creme Lavilin BIO-Balance já está há mais de 30 anos no mercado e é conhecido mundialmente pela sua eficácia no combate aos odores nas axilas (bromidrose). Desenvolvido em Israel nos laboratórios da Hlavin, é o melhor creme desodorizador para combater o mau cheiro nas axilas.