Pode passar de 12 horas de jejum para fazer exame de sangue?
Importante: Para exames de glicose, colesterol total, frações (HDL e LDL) e triglicerídeos, quando solicitados na mesma requisição o jejum deve ser de 12 horas e não ultrapassar 14h. Quando for realizar algum exame laboratorial, sempre siga todas as orientações médicas e dos profissionais do laboratório.
O que acontece se eu fizer exame de sangue com mais de 12 horas de jejum
Após 14 horas, alguns hormônios do corpo podem começar a funcionar de forma diferente da normalidade como, por exemplo, a glicemia e os triglicerídeos, o que pode comprometer os resultados do exame de sangue.
Qual o tempo máximo de jejum
Para todos os exames, nunca deixe de se alimentar por mais de 14 horas. “Nada mais pode ser coletado depois desse tempo, porque o organismo usa sua reserva e começa a queimar gordura e proteína, alterando os parâmetros laboratoriais”, alerta Nairo.
Porque tem que ficar 12 horas de jejum
Preciso ficar 12 horas em jejum para todos os exames? Não, isso só é preciso em dois exames: o de glicemia e o de colesterol e triglicérides. Nestes casos, as 12 horas são necessárias pois é o tempo que demora para o organismo metabolizar a glicose e a gordura.
O que quebra o jejum para exame de sangue
Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas. Por isso, nem mesmo um chá sem açúcar pode ser ingerido durante o período do jejum.
Pode fazer exame com mais de 14 horas de jejum
Tempo demais de jejum também pode ser prejudicial para o organismo e alterar a dosagem de alguns exames. Após 14 horas de jejum, o organismo começa a metabolizar a gordura e proteínas como mecanismo de proteção para gerar energia e combustível para as células alterando assim exames como a glicemia por exemplo.
O que pode alterar o resultado do exame de sangue
Álcool e tabaco - A ingestão de bebidas alcoólicas e fumo podem causar variações nos resultados dos exames laboratoriais, seja pelo próprio efeito fisiológico in vivo, seja por interferência analítica in vitro.
O que acontece depois de 14 horas de jejum
Fazer jejum por 14 horas ou mais também pode melhorar a qualidade do sono, aumentar a saciedade e os níveis de energia. Todos esses fatores podem ajudar na perda de peso. Um antigo estudo sugere que comer apenas durante um intervalo de 10 horas pode reduzir seu consumo total de calorias em quase 20%.
Quantas horas de jejum para exame de glicemia de jejum
É necessário estar de 8 a 12 horas de jejum, sem consumir nenhum tipo de alimento ou bebidas, apenas água é permitido. O exame é utilizado para investigar possíveis casos de diabetes e para controle da doença.
Como o jejum prolongado pode interferir na análise da glicemia
Após um jejum prolongado, o que pode ocorrer com maior freqüência, são episódios de hipoglicemia no organismo (a baixa taxa de glicose no sangue).
Quantas horas de jejum para fazer exame de creatinina e ureia
Para o teste de ureia não é necessário estar de jejum ou realizar qualquer outro preparo. Já para avaliar a creatinina, é preciso realizar um jejum mínimo de três horas.
Pode beber água antes de fazer exame de sangue
Sim, uma vez que beber água durante o jejum para um exame de sangue não interfere nos resultados. No entanto, lembre-se que apenas a ingestão de água é permitida. Outras bebidas como sucos, café ou chá, devem ser evitadas.