Pode ir de preto para Igreja Católica?

Perguntado por: vribeiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Apesar de ser algo que quase não se vê, é permitido o uso da cor preta como cor litúrgica. É a cor para os Ofícios e Missas de defuntos.

A outra cor é o preto, que é utilizada nas celebrações do dia de Finados ou em missa de corpo presente.

Por isso mesmo não é conveniente usar bonés, chinelos, roupas decotadas ou com muito brilho. Outro detalhe é que você não precisa passar muita maquiagem nem usar muitas joias. A simplicidade da roupa é muito mais aceita. Durante a semana, é possível ir com as vestes de trabalho, incluindo uniformes corporativos.

Às fiéis, estão vetados vestidos curtos, roupas legging, blusas transparentes e roupas curtas em geral. Aos homens, é proibido usar boné, camisa estampada, bermuda jeans ou shorts esportivos. Mulheres devem usar, idealmente, vestidos longos, que cubram os joelhos, e não exponham decote. Homens, roupa social.

Normalmente, as pessoas trajam roupas limpas, bem passadas, a aparência e os cabelos ajeitados, unhas feitas, perfume, enfim, a pessoa costuma apresentar-se bem para um emprego.

É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.

São Benedito

(Sicília, 1589) No Brasil celebra-se neste dia a festa de São Benedito, o Preto. Em outros países, é a 4 de abril que se comemora essa festa. Benedito nasceu na Sicília, por volta de 1526, filho de pretos que haviam sido escravos ou que descendiam de outros que o tinham sido.

A batina ou sotaina é uma roupa eclesiástica, própria dos seminaristas ,clérigos (diáconos, presbíteros - padre e bispos). Tradicionalmente, possui 33 botões de alto a baixo, representando a idade de Cristo, cinco botões em cada punho, representando as cinco chagas de Cristo.

A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração. Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas.

A Bíblia não está proibindo a mulher de usar uma calça jeans, por exemplo, mas sim condenando as perversões de homens que se vestem e se comportam como mulheres e mulheres que usam roupas masculinas e se comportam como se fossem homem.

Aí, vem a principal dúvida: cristãs podem usar cropped? Bem, poderíamos dizer firmemente que sim, que as mulheres evangélicas podem usar a peça, mas a verdade é que depende muito. A maneira como você se veste vai muito da sua consciência e do seu bom senso. A dica é: deixe o Espírito Santo te guiar.

Mas, caso esteja recebendo o Sacramento do Batismo ou Crisma (ou se for padrinho), o homem deverá necessariamente estar de calças. Quanto às mulheres, podem usar calça na missa, desde que não seja daquelas que exaltam o formato das suas "coisas" na frente e atrás.