Qual o melhor momento para dar feedback?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 26 de setembro de 2023
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De maneira geral, o timing certo para dar um feedback é perto o suficiente do “acontecimento” que gerou a necessidade do feedback (a Situação e o Comportamento, no caso do framework de Situação > Comportamento > Consequência > Sugestão), para que seja relevante e esteja fresco na memória dos dois (de quem dá e de quem ...

Faça do feedback algo imediato e regular
Isso porque, quando procrastinamos algo, a tendência é que as atividades se acumulem e, quando isso ocorre, não há tempo hábil para dar o feedback de maneira minuciosa e cuidadosa. Em função disso, é importante fazer dessa prática uma constante na empresa.

Dicas sobre como receber feedback

  1. Saiba ouvir seu colaborador. Dê atenção ao que o seu funcionário está dizendo. ...
  2. Anote tudo para colocar em prática. Não adianta saber como receber feedback se você não colocar em prática o que foi lhe apontado. ...
  3. Não leve para o lado pessoal. ...
  4. Agradeça pelo feedback.

Em uma empresa, utilizamos essa ferramenta como uma forma de dar resposta sobre o trabalho e comportamento de um funcionário, gestor ou equipe. O objetivo do feedback não é apenas focar em resultados, mas especificamente no desempenho da pessoa que está recebendo a resposta ou informação.

Os quatros tipos de feedbacks que abordados são: positivo, construtivo, negativo e ofensivo. Conheça cada um deles e suas utilidades a seguir.

São três as principais categorias de feedback, baseadas no objetivo de cada um:

  • Reforço positivo.
  • Feedback construtivo.
  • Feedback negativo que destaca um comportamento que não pode continuar.

Mas o gestor precisa se preparar e realizar o feedback da maneira mais adequada. Para dar um feedback instantâneo, o ideal é começar falando sobre o contexto da situação sobre a qual é preciso conversar. Seja específico sobre o que aconteceu. Depois, foque na forma como o colaborador se comportou.

Cuidado ao pronunciar “nunca”, “sempre”, “pontos fracos”, “descuidado”, “descomprometido”. 7. Não elogie demais, nem critique demais. Para ser construtivo, o feedback não pode ser “puxão de orelha” nem tampouco “jogar confete”.

Veja 7 coisas que você pode dizer ao chefe na hora do feedback:

  1. O que você quer parar (ou começar) a fazer. ...
  2. Quais são os seus objetivos. ...
  3. Você está feliz? ...
  4. Coisas que você quer aprender. ...
  5. Qual é o futuro da empresa e qual o seu papel. ...
  6. Inovações que você gostaria de tentar. ...
  7. Obter informações.
  1. Diferencie o feedback estruturado do momentâneo (e saiba a hora de fazê-los!) ...
  2. Aponte sempre o que foi observado e jamais o que você interpretou a partir disso. ...
  3. Prefira o “e” em vez do “mas” ...
  4. Não pare no feedback. ...
  5. Dê caminhos. ...
  6. Planeje-se.