Pode ir de preto na igreja?

Perguntado por: lperes5 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Confira, a seguir, alguns dos compromissos atribuídos às igrejas. Apesar de ser algo que quase não se vê, é permitido o uso da cor preta como cor litúrgica. É a cor para os Ofícios e Missas de defuntos.

Preto básico
Além de ser uma ótima escolha para dias em que não deu tempo de escolher o look com muita antecedência, roupas nesse tom conseguem se adaptar a qualquer ocasião e clima. Para incrementar o look, aposte nos acessórios, penteados e calçados.

Às fiéis, estão vetados vestidos curtos, roupas legging, blusas transparentes e roupas curtas em geral. Aos homens, é proibido usar boné, camisa estampada, bermuda jeans ou shorts esportivos. Mulheres devem usar, idealmente, vestidos longos, que cubram os joelhos, e não exponham decote. Homens, roupa social.

Na realidade, a igreja está aberta a todos, independentemente de sua vestimenta; mas também é verdade que muitas vezes se vestir de acordo com a ocasião ajuda a se sentir confortável no ambiente em que você atua e isso não é exceção.

Normalmente, as pessoas trajam roupas limpas, bem passadas, a aparência e os cabelos ajeitados, unhas feitas, perfume, enfim, a pessoa costuma apresentar-se bem para um emprego.

As cores utilizadas serão o laranja Page 4 (referência ao budismo), o vermelho (referência ao budismo e à religião católica, o preto (referência ao judaísmo), o azul celeste (referência ao judaísmo) e o branco, que é usado por todas as religiões citadas.

O candomblé é mais antigo e está muito mais próximo dos ritos africanos, pois é uma junção mais pura e direta dos diversos cultos africanos trazidos pelos negros escravizados.

O segredo da modéstia
“O tipo de roupa diz algo a nosso respeito para os outros. As próprias cores que escolhemos significam algo. O preto fala de formalidade, elegância e autoridade. O vermelho é energia, paixão, velocidade e força.

A bíblia também diz que a modéstia são atitudes e o que importa mais é a beleza interior e o que está no coração. Quem veste-se com o coração não está preocupado em chamar a atenção para si. "Sua beleza não deve vir de adornos externos, como o cabelo trançado e o uso de jóias de ouro e roupas finas.

(1) Ter os homens cabelos crescidos (1Co.11,14), bem como fazer cortes extravagantes; (2) As mulheres usarem roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias (1Tm.2.9,10); (3) Uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos (Lv.

Roupas chamativas
Peças muito chamativas também são exemplos de peças para não usar na missa. O motivo é simples: na hora da celebração, toda a atenção e esforços devem ser apontados para Nosso Senhor e para o altar. Ou seja, não faz sentido roupas e adereços tirarem o foco e o sentido real da confraternização de fé.

No livro de Eclesiastes 9:8 encontramos “Em todo o tempo sejam alvas as tuas vestes, e nunca falte óleo sobre a tua cabeça.” Vestes limpas, brancas sem manchas, sem pecado.

Aí, vem a principal dúvida: cristãs podem usar cropped? Bem, poderíamos dizer firmemente que sim, que as mulheres evangélicas podem usar a peça, mas a verdade é que depende muito. A maneira como você se veste vai muito da sua consciência e do seu bom senso. A dica é: deixe o Espírito Santo te guiar.

Assim como a igreja estará limpa para lhe receber, o ideal é que você também vá com roupas confortáveis, limpas e que não apareçam mais do que o motivo por você estar no local: Jesus Cristo. Dessa forma, o bom senso é o começo para a escolha do que vai vestir.

Como se vestir para ir na Igreja Católica? O Vaticano nos dá a resposta. As pessoas não podem andar trajando roupas curtas (saias ou shorts acima do joelho), nem decotadas ou sem mangas, ombros expostos ou costas de fora (regra que deveria ser seguida em todos os Templos da Igreja Católica).