Qual é o contrário de feedback?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 14 votos

O significado literal de feedforward é “olhar para a frente”. O termo também pode ser considerado o contrário de feedback.

Resumidamente: feedback foca no que passou, e feedforward no que ainda está por vir.

A diferença entre feedback e feedforward é que o feedback é voltado para o passado, e geralmente se concentra em corrigir erros, enquanto o feedforward é voltado para o futuro e se concentra em ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos e desenvolvimento.

No contexto corporativo, feedforward é o conceito de, após realizar uma análise do comportamento do colaborador no ambiente de trabalho, reconhecer quais de suas habilidades profissionais precisam ser desenvolvidas para o futuro.

Dicas e exemplos para criar um feedforward

  1. Estabeleça o propósito. Defina um objetivo claro. ...
  2. Seja específico e focado. Seja específico e se concentre nas áreas de melhoria ou crescimento. ...
  3. Foque no futuro. Lembre-se de que o feedforward é sobre o desenvolvimento futuro e não apenas sobre erros passados.

O feedback negativo ou retroalimentação negativa é um dos mecanismos mais importantes para a manutenção da homeostase do nosso corpo, ou seja, para o equilíbrio interno. Esse mecanismo garante uma mudança contrária em relação à alteração inicial, ou seja, produz respostas que reduzem o estímulo inicial.

O que é feedback negativo? O feedback negativo é um alinhamento que expõe pontos negativos, erros, consequências ruins ou falhas de conduta para que não se repitam. Assim, esse modelo tem o objetivo de conscientizar a pessoa que o recebe e ajudá-la a se precaver para o futuro.

Os quatros tipos de feedbacks que abordados são: positivo, construtivo, negativo e ofensivo. Conheça cada um deles e suas utilidades a seguir.

O feedforward é uma forma importante de direcionar o comportamento dos colaboradores de maneira assertiva. Dessa forma, por meio de uma avaliação baseada em fatos, é possível fornecer feedback preciso sobre o desempenho do colaborador. Assim, é possível ajudá-lo a melhorar seu potencial no trabalho.

Sendo assim, sua prática rejeita qualquer juízo de valor ou parcialidade. Portanto, dizer que alguém é incompetente ou chato não representa um feedback neutro. Por outro lado, apontar erros específicos e dizer que se sente incomodado quando o colega fala ou faz alguma coisa pode ser um feedback assertivo.

Marshall Goldsmith

O conceito foi elaborado por Marshall Goldsmith, uma das principais referências em desenvolvimento pessoal no mundo, tendo mais de 30 livros em seu nome e 50 mil executivos como bagagem profissional de seus treinamentos profissionais.

Feedback, palavra originária da língua inglesa, significa opinião, retorno, avaliação ou comentário.

Nesse sentido, é possível entender que o feedback corretivo é um tipo de feedback utilizado para corrigir um comportamento inadequado ou prejudicial de um colaborador. Durante esse processo, o gestor deve determinar as ações que o profissional deve realizar, a fim de diminuir as falhas e continuar progredindo.

Confira as 9 dicas essenciais que separamos para ter resultados concretos e um bom plano depois da análise!

  1. Defina de quanto em quanto tempo.
  2. Liste pontos fortes.
  3. Liste os pontos fracos.
  4. Descreva como os pontos fortes ajudam você
  5. Descreva como os pontos fracos o prejudicam.

Com o feedforward, basta apontar a direção e comunicar as expectativas de desenvolvimento do talento. A partir de então o talento será avaliado pelo seu empenho e compromisso durante o percurso.

O Feedback olha para o passado e aponta, de forma construtiva, as suas falhas. O Feedforward foca no futuro e sugere ações para você melhorar. Acompanhe este artigo até o final e entenda como você pode se apropriar do Feedback e do Feedforward para alcançar melhores resultados.