Pode esfoliar estria branca?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

isso vai depender de você e das suas estrias, mas esse é geralmente o caso das brancas, que são cicatrizes mais antigas. apesar disso, não perca as esperanças! pode não haver o milagre da cura nesse caso, mas elas podem sim ser amenizadas com muita hidratação e constante esfoliação.

A esfoliação também ajuda a minimizar a aparência das estrias vermelhas, já que promovem a renovação celular e estimulam a circulação sanguínea. Aposte no tratamento, no máximo, duas vezes por semana para não ressecar a pele - e sempre aliado à hidratação!

O uso de cremes específicos para as estrias auxilia na reorganização das fibras de colágeno, diminuindo a quantidade e a sua aparência. Por isso, o ideal é optar por alguns tipos, como o ácido retinoico, que melhora a produção de colágeno, tornando a pele mais firme e reduzindo o comprimento e a grossura das fibras.

Suaviza estrias vermelhas
Como dito anteriormente, o processo de esfoliação melhora a circulação de sangue no corpo e incentiva a produção de colágeno e fibras elásticas, devolvendo elasticidade à pele e amenizando a aparência de estrias que são mais recentes.

A falta de uma boa hidratação faz a pele perder sua elasticidade e viço. Lembremos também que a pele é a primeira parte do corpo que fica desidratada e, portanto, o ideal é sempre ter um hidratante por perto. Assim, você vai poder mantê-la nutrida, evitando o ressecamento da pele e, consequentemente, as estrias.

Dentre estes, o ácido retinoico é a melhor opção, pois melhora a produção de colágeno, reorganizando as fibras elásticas e diminuindo o comprimento e a largura das estrias. O tratamento é realizado pela própria pessoa em casa, com aplicação local do medicamento sobre as estrias no período da noite, antes de dormir.

Elas aparecem devido ao rompimento sanguíneo e, depois de um tempo, ficam esbranquiçadas. Costumam coçar, mas coçá-las não fará com que elas se agravem, isso é mito. Já as estrias brancas possuem um leve enrugamento, característica que se dá pois elas existem há mais tempo.

Caso surjam hematomas, a utilização de gelo pode ajudar a minimizá-los, desde que a área não seja exposta ao sol.

Não existe um tratamento específico para estrias vermelhas e outro para as estrias brancas. O que geralmente é feito, no caso das brancas, é causar um processo inflamatório maior na região a ser tratada. Isso é realizado pois elas são consideradas mais difíceis de serem tratadas do que as estrias vermelhas.

A hidratação da pele acontece com a ingesta adequada de água ao longo do dia e o uso de cremes hidratantes. Uma pele bem hidratada sofrerá menos prurido à medida que estica, o que evita a coceira e a piora das estrias.

"O ideal é evitar o sol principalmente nas estrias vermelhas que podem escurecer devido a exposição. No caso das estrias brancas o sol pode prejudicar ainda mais o colágeno da pele principalmente nessa região" explicou a especialista.

Por ser um tipo de cicatriz cuja formação se dá após o estiramento das camadas de pele, não é possivel fazer com que as camadas que foram rompidas voltem ao seu estado original. Por isso, não se pode afirmar que há cura definitiva para estrias brancas.

6. Alguns desaparecem e outros podem ser tratados. Ao longo do tempo, a maioria das estrias tende a atenuar-se e algumas desaparecem completamente. Mas esse processo normalmente leva mais de um ano.

Alguns dos produtos mais utilizados para disfarçar as estrias são os que contêm óleos na sua composição ou elementos com componentes hidratantes elevados, como é o caso do óleo de rosa mosqueta, óleo de amêndoas doces ou mesmo manteiga de Karité.

Espalhe uma pequena quantidade de óleo massageando com movimento circulares até completa absorção. Características: - Nas estrias ele diminui visivelmente a aparência dessas marcas, se usado continuamente. O óleo deve ser aplicado no local, massageando até total absorção.