Pode Pocar espinha madura?

Perguntado por: egois . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.1 / 5 4 votos

A espinha, por si só, já é uma inflamação. Quando “cutucamos” ela ao tentar espremer, as chances do processo inflamatório piorar são muito maiores e a recuperação da pele também fica prejudicada, pois a região já está irritada.

Por que não devo espremer as espinhas? Ao espremer espinhas e cravos, nós transferimos todas as bactérias das nossas mãos para uma região que já está inflamada e sensibilizada. Isso faz com que a inflamação aumente, potencializando a chance de ocorrência de manchas, marcas e cicatrizes.

O dermatologista Erasmo Tokarski explica que, com muito cuidado, pode-se espremer cravos e espinhas. É raro dar algum problema mais grave — como meningite, no caso do nariz. Os cravos podem inflamar e virar uma espinha. Se a espinha estiver amarela, ou seja, com pus dentro, Tokarski diz que é permitido removê-la.

Cravos e espinhas são parte da acne, uma doença de pele. E eles têm uma coisa em comum: não devem ser cutucados ou espremidos –nem para tirar aquela gosma amarela nojenta, conhecida como pus.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, quem tem acne não deve, em nenhuma hipótese, manipular, cutucar ou espremer as lesões. Hábitos do tipo podem piorar o quadro, levando à infecção, inflamação e cicatrizes. Mexer nas lesões definitivamente não é tratamento.

Sua erupção é vermelha? Isso significa que a espinha ainda não está madura, então você vai precisar lhe dar alguns dias para conseguir eliminá-la. Se você começar a ver que a ponta está esbranquiçada (de pus), pode ser a hora de atacar. Mas, é melhor fazê-lo após o banho, quando a pele estiver limpa e macia.

Quando a espinha está grande e inflamada, pomadas com antibióticos, como o sulfato de neomicina, podem ajudar no tratamento da inflamação. Evite tampar o local, assim como tentar extrair a espinha, retirar o pus ou ficar tocando no colar, priorizando a higiene e os cuidados com a inflamação para evitar marcar a pele.

Mantenha a pele sempre limpa
Qualquer tipo de processo inflamatório deve estar sempre limpo e com a espinha isso não é diferente. Por isso, com produtos específicos para limpar a pele do rosto e mantê-la sempre livre de impurezas, especialmente o local no qual se encontra o processo infeccioso.

De acordo com a dermatologista Fabiana Seidl, a indicação é de sempre procurar tratamento médico e não mexer por conta própria nas lesões inflamadas. “Espremer a espinha pode levar a um quadro de celulite na face e necessitar de internação para antibioticoterapia venosa”, alerta.

“Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.