Pode furar a espinha com agulha?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 7 votos

Não faça isso! Ao cutucar ou espremer uma espinha você pode piorar a lesão e até desencadear uma infecção no local, que pode ser inofensiva ou até muito grave, com necessidade do uso de antibióticos e até de internação.

Também não é recomendado cutucar, apertar ou tentar furar uma espinha interna, pois isso pode aumentar a inflamação do local, machucar a região e até causar cicatrizes. Ficar tocando a área pode causar inflamações e infecções, porque as mãos podem trazer bactérias à região que já está sensível e afetada.

Não fure nada além da ponta branca da espinha, pois, se a agulha atingir a parte avermelhada, você pode ficar com marcas. Em vez disso, fure a ponta branca pela lateral, de modo que a agulha atravesse-a de um lado ao outro. Puxe a agulha para cima. A agulha deve penetrar toda a cabeça da espinha.

Não podemos de maneira alguma manipular uma espinha interna e a Dra. Tatiane explica o porquê: “Além de não sair secreção, a espinha vai se tornar mais inchada e inflamada, além de haver formação de cicatrizes”. Ou seja, nada de mexer na lesão!

Ao contrário do que muita gente pensa, forçar a saída da espinha interna não vai ajudar na aparência do rosto. Uma vez que essas espinhas não têm abertura para o lado exterior do rosto, o pus não sairá tão facilmente e a força do aperto vai resultar apenas em hematomas na pele.

Resolva o inchaço – “Indicamos a aplicação de gelo envolto em um tecido ou bolsas pequenas de gelo, por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente”, diz. Isso pode ser feito três vezes por uma hora, com 10 minutos de intervalo.

Quando aplicamos cubos ou bolsas de gelo nas espinhas, ajudam a fechar os poros para que bactérias não obstruem, além de ajudar a reduzir o tamanho da acne e entorpecer muito a dor. Se estiver altamente inflamado, aplicar gelo ajudará a diminuir muito a inflamação e a vermelhidão.

Nunca esprema ou cutuque cravos e espinhas ou qualquer outra coisa que apareça na pele. Primeiramente, esse hábito não só não melhora o problema, como pode aumentar a chance de infecções e piorar o quadro.

A glândula sebácea pode se romper, por causa do acúmulo de sebo e outras substâncias – muito comum na acne - e isso pode originar um cisto epidérmico.

Gelo para aliviar o inchaço
O gelo é ótimo para diminuir edemas de qualquer região do corpo devido à sua baixa temperatura. Portanto, se a acne estiver muito inflamada, fazer a aplicação do gelo pode ser uma boa técnica para reduzir o inchaço.

“Então, não. Quando você pega uma pasta de dente, que é para a mucosa, e usa na pele, você pode conseguir uma dermatite de contato, uma irritação e até uma hipercromia pós-residual, ou seja, uma hipercromia pela ação da pasta de dente, que é também pode dar reação peribucal”.

- desde o período que ainda é apenas uma vermelhidão até o seu desaparecimento. “Eu acredito em uma média de uma semana, mas tudo pode variar. Se o paciente manipular aquela região, por exemplo, pode estender esse tempo”, pontuou.

dez dias

Depende muito do tipo de pele. Mas, em média, isso leva de sete a dez dias. O secativo faz com que a cicatrização da espinha seja mais rápida, pois, geralmente, contém ácido salicílico e enxofre na fórmula. Se você for usar os produtos em forma de gel, passe na espinha logos após lavar o rosto, antes do hidratante.

O pus de uma espinha é o acúmulo de células inflamatórias da pele. 5 – Estourar espinha pode causar alguma infecção? Sim. A acne é composta de bactérias e células inflamatórias misturadas ao sebo.