O que fazer antes de pintar o cabelo para não danificar?

Perguntado por: amello . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Antes de fazer a coloração dos fios é preciso preparar o cabelo para antes e depois do procedimento. Com os cabelos bem hidratados e nutridos é possível reduzir os danos dos cabelos. Caso os seus fios estejam mais sensibilizados, você também tem a opção de escolher uma coloração sem amônia.

Trate os fios antes da coloração
Para complementar o cronograma capilar, um mês antes de aplicar a tintura invista em nutrição semanal, com produtos enriquecidos com óleos. A Máscara de Tratamento Nutri Intense, com óleos de coco e macadâmia na fórmula é perfeita para o momento.

Máscaras hidratantes ou nutritivas à base de manteiga de karité, óleo de coco, colágeno e queratina ajudam a reconstruir os fios antes de colorir os cabelos. O ideal é realizar esses cuidados durante um mês, uma vez por semana. Com o cabelo saudável, os resultados da coloração serão melhores.

7 dicas de como pintar o cabelo em casa

  1. Deixe o cabelo sujo. ...
  2. Faça o teste na pele para evitar alergia. ...
  3. Teste em uma mecha para ver a qualidade do produto escolhido. ...
  4. Passe vaselina no rosto para evitar manchas. ...
  5. Desembarace bem o cabelo. ...
  6. Divida o cabelo em mechas. ...
  7. Não exceda o tempo com a tinta.

E sim, pintar o cabelo quando ele está sujo é muito melhor do que com as madeixas limpas. O couro cabeludo produz uma oleosidade natural e quando você deixa as madeixas sem lavar antes de aplicar a coloração, o óleo protege o couro cabeludo e impede que a coloração o agrida tanto.

Principalmente para quem vai colorir o cabelo em casa, existem alguns truques para evitar as temidas manchas da tinta, tanto nas mãos, quanto no rosto. A dica é investir em um óleo, vaselina ou um bom hidratante nessas regiões.

Além disso, evite lavá-los 24 horas depois de trocar a cor.

Como preparar o cabelo para receber tintura
Aposte em uma hidratação pelo menos uma vez por semana. Esse processo dará mais saúde aos fios, garantindo um melhor desempenho da tinta de cabelo.

· No dia: não lave os cabelos antes de pintá-los! A oleosidade natural do couro cabeludo é uma forma de proteção e evita irritações. · Na hora: antes de começar, aplique uma camada espessa de pomada para cabelos ou creme hidratante no contorno do rosto, rente às raízes. Assim você evita manchas de tinta na pele.

Pode hidratar o cabelo logo depois de pintar? Sim, pode hidratar o cabelo logo depois de pintar. Inclusive, nos salões de beleza é comum que os profissionais façam um tratamento mais profundo depois de tingir os cabelos para mantê-los saudáveis, já que a química pode danificar os fios.

De maneira objetiva, a melhor tintura para cabelos com química é o tonalizante. Mas, qual a diferença entre um tonalizante e uma coloração? A principal característica do tonalizante é não possuir amônia em sua fórmula, sendo menos agressivo às madeixas quimicamente tratadas.

A coloração sem amônia é semi permanente e age na pigmentação do fio na cutícula capilar. Ela é recomendada para todos os tipos de cabelos, inclusive os quimicamente tratados, pois não irão trazer danos maiores aos fios, agindo apenas na cutícula capilar.

A Imédia Excellence Creme merece estar no topo da lista principalmente pela sua tecnologia completa com Tripla Ação que garante o cuidado e proteção dos fios antes, durante e após a aplicação da tintura. É considerada a melhor tinta de cabelo profissional e a mais garantida para esconder os cabelos brancos.