Pode usar a babosa Pura na pele?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 20 de julho de 2023
/ 5 17 votos

Um dos aspectos da babosa é que ela é geralmente bem tolerada por diferentes tipos de pele. Se você tem pele seca, a babosa ajuda a manter a hidratação e a reduzir a vermelhidão. Para peles oleosas, suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a controlar a produção de óleo.

Antes de tudo, abra a folha da babosa com cuidado utilizando uma faca e, com uma colher, retire o gel. Depois, com o rosto bem lavado com um produto de limpeza facial e já seco, aplique o gel. Deixe agir por, no máximo, 15 minutos e, em seguida, remova a substância com água fria, sem esfregar o rosto.

O gel de babosa pode ser utilizado na forma de compressa ou aplicado diretamente na área afetada da pele. Ele tem propriedades antitérmicas (ajuda a baixar a febre) e anestésicas (alivia dores musculares e ósseas).

Benefícios da babosa no rosto
Encaixando-se perfeitamente na sua rotina de cuidados faciais, a Aloe vera é rica em nutrientes, vitaminas e minerais saudáveis para pele, como magnésio, zinco, vitaminas B, C e E. Entre tantos benefícios, o destaque maior é para a sensação de bem-estar que a planta promove.

Mas não se esqueça de lavar o rosto com água fria ao acordar. Quanto tempo posso ficar com a babosa no rosto? Em tese, o tempo que você achar necessário. Mas não há motivos para extrapolar; em apenas 20 minutos, a babosa já é capaz de nutrir e hidratar bem a sua pele e você não precisa pecar pelo excesso.

Assim como para fins anti-inflamatórios, a Aloe Vera está presente na formulação de muitos produtos, remédios e pomadas cicatrizantes, sendo inclusive, o principal ativo de géis Pós-Sol! Ela regenera os tecidos da pele, funcionando em cicatrizes, queimaduras, inflamações e acnes.

Reduz rugas e linhas finas
Rica em antioxidantes, como as vitaminas C e E, a babosa combate os radicais livres que contribuem para o envelhecimento precoce da pele.

Se você já tiver extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — assim, ele não escurece. Contudo, fique de olho na textura, no aspecto e no cheiro.

Babosa: também é uma planta antimicrobiana. Recomendável para candidíase. Aqui para usá-la, a pessoa precisa tirar a seiva (aquele líquido amarelo que pinica).

O uso de Aloe vera atrasou de forma significativa a cicatrização de feridas cirúrgicas por segunda intenção (diferença de média de 30 dias, CI95% 7,59 – 52,41), segundo um ensaio clínico.

Você pode usá-lo ao acordar e antes de dormir ou, ainda, no banho e em todo o corpo, para estender os benefícios da hidratação para além da pele do rosto. Um dos maiores mitos de beleza é que não se deve usar a babosa em peles oleosas, mas com os produtos da Ahoaloe, você está superseguro!

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos. No entanto, antes de consumir, é preciso consultar um médico!