Qual o tipo de babosa que é venenosa?

Perguntado por: lramires . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 14 votos

Muita gente parece não acreditar, mas não existem tipos de babosa venenosos. Pelo contrário, o uso correto do vegetal ajuda na cura de diferentes problemas de saúde, como o colesterol, e também em questões estéticas, como já mencionamos. No entanto, antes de consumir, é preciso consultar um médico!

A parte externa da babosa pode ser considerada venenosa. Ou seja, sua parte verde, que fica do lado de fora da folha. De forma que pode causar irritações se utilizada para aplicação na pele e complicações intestinais se for consumida.

Com atenção a alguns cuidados para evitar problemas no organismo, sim. A planta faz parte da família Aloe, que possui mais de 300 espécies, mas a esteticista e dermaticista Patricia Elias pontua que o tipo mais ideal para ingerir é a Aloe vera (outra forma de se referir à babosa).

"Quando você vai abrir a babosa, primeiro sai o líquido amarelo. Ele é rico em aloína, mas problema é que ela pode causar efeitos laxativos e pode causar intoxicação gastrointestinal.”

Tipos de babosa: características e propriedades

  • Aloe vera.
  • Aloe saponária.
  • Aloe arborescens.

Haworthia glabrata – falsa babosa.

Muitas pessoas ainda têm dúvida sobre qual é a “babosa verdadeira”, dentre as várias espécies cultivadas no Brasil. Aloe vera é relativamente fácil de ser identificada: as plantas têm as folhas mais gordinhas e macias que as outras espécies e possuem inflorescência de cor amarelo claro.

Ele recomenda que, depois de colhidas, as folhas de babosa sejam lavadas e deixadas para secar na posição vertical, de um dia para o outro, justamente para "escorrer" essa substância tóxica amarela.

Plantas fabulosas: parente da babosa, o kokerboom africano pode viver até 400 anos - ÉPOCA | Viajologia.

O chá de babosa ajuda a regular o nível de açúcar no sangue, devido à sua ação antioxidante. Consumi-lo com regularidade ajuda a regularizar a absorção de insulina pelo organismo, importante para o controle da diabetes.

Efeitos colaterais e contraindicações
O consumo do suco de babosa em excesso pode causar alguns problemas gastrointestinais, como dor abdominal, náuseas, vômitos e diarreia. O consumo prolongado do suco de babosa pode causar prisão de ventre, porque o intestino pode ficar dependente da ação laxante do suco.

Logo após retirar a folha do pé de Babosa, você vai reparar que a Aloína começará a escorrer. O que você deve fazer é simplesmente colocar suas folhas de Babosa em uma pia ou papel toalha, e deixar elas inclinadas, para que a Aloína vá escorrendo para fora das folhas. Deixe escorrer por umas 2 a 3 horas.

- Aroeira: ajuda no combate de fungos, como os da candidíase, e é benéfica para o trato urinário. - Aloe vera: “a nossa babosa” auxilia na hidratação e cicatrização do canal vaginal.

Se você deseja saber quais os tipos de babosa você pode ter em casa, com certeza, a Aloe barbadensis é uma delas. Além de ser comumente achada, você pode identificá-la por suas folhas compridas, finas, lisas e sem manchas.

Existem cerca de 300 em todo o mundo, mas aqui no Brasil, mais comumente encontramos 3 tipos, conheça-os.

  • 1 – Aloe Vera (babosa) ...
  • 2 – Aloe Maculata. ...
  • 3 – Aloe Arborescens.

Onde a molécula é encontrada: folhas de babosa ou aloé, palavras que se referem a espécies do gênero Aloe, entre as quais a mais conhecida no Brasil é a Aloe vera (nome pelo qual a planta também é popularmente chamada). Origem: Norte da África (Aloe vera).