Como fazer cirurgia plástica pelo plano de saúde?

Perguntado por: amachado . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

Como solicitar um procedimento de cirurgia plástica? Assim como muitos serviços oferecidos pelos planos de saúde, é necessário entrar com uma solicitação antes de poder realizá-lo. Caso seja uma situação de emergência, você pode entrar com um pedido de reembolso total ou parcial posteriormente.

Como fazer uma cirurgia plástica pelo plano de saúde? No caso das cirurgias estéticas reparadoras, cobertas pelo plano de saúde, será necessário passar em consulta com o especialista credenciado pelo convênio. Ele irá avaliar o caso e emitir um laudo justificando a necessidade do procedimento.

Todo e qualquer plano de saúde cobre cirurgia plástica: seja o plano coletivo por adesão, empresarial, individual ou familiar.

6 passos para fazer o planejamento para cirurgia plástica

  1. Pesquise sobre a cirurgia plástica. ...
  2. Monte um plano de ação. ...
  3. Avalie seu orçamento detalhadamente. ...
  4. Inicie uma poupança mensal para o planejamento para cirurgia plástica. ...
  5. Converse com pessoas que já fizeram o procedimento. ...
  6. Agende uma consulta com o cirurgião plástico.

Assim sendo, de acordo com a legislação, não há cobertura do implante de silicone pelo plano de saúde quando o paciente possui razões estéticas. No entanto, quando existe uma recomendação médica com relatório clínico, é possível conseguir a cobertura do implante de silicone pelo plano de saúde.

Como conseguir dinheiro para cirurgia plástica? A modalidade de pagamento mais comum é a à vista, porém é possível pagar com parcelamentos em cartão e boleto, consórcios e até financiamentos bancários. Pelo pagamento à vista ser o mais comum, é normal que as pacientes façam poupanças e guardem o valor para a plástica.

No entanto, as cirurgias plásticas com finalidade estética, ou seja, que têm como objetivo melhorar a aparência física do paciente, não são cobertas pelos planos de saúde. Isso significa que procedimentos como a lipoaspiração, a rinoplastia e a mamoplastia de aumento não são cobertos pelo plano.

Abdominoplastia gratuita pelo convênio
No geral, são aceitas apenas pacientes que precisam da cirurgia por uma questão reparadora. E, mesmo quando o objetivo é reparador, conseguir a liberação não é tão simples assim.

Plano de Saúde não cobre cirurgia plástica
As cirurgias plásticas reparadoras são aquelas realizadas para corrigir deformidades, retirada de sobras de pele no caso de pacientes pós bariátrica, ou ainda cirurgia reconstrutora para pacientes com câncer, por exemplo.

O parcelamento no boleto bancário funciona de maneira simples. O paciente realiza uma consulta com o cirurgião plástico, define o valor total do procedimento e negocia com a clínica as condições de parcelamento.

Assim, a autorização de qualquer procedimento requerido ao plano de saúde tem se ser respondida em até 21 dias, sob pena de responsabilização. A demora excessiva leva a duas possíveis responsabilizações ao plano de saúde: 1. Particular; 2. Multa da ANS.

Para a realização da cirurgia plástica gratuita, é indispensável iniciar os procedimentos de autorização em uma instituição de saúde credenciada pelo SUS; o paciente deverá ser consultado por um médico na Unidade Básica de Saúde – UBS para que a avaliação do caso seja realizada; após a avaliação e constatação da ...

Normalmente, o plano de saúde realiza uma perícia médica antes da cirurgia, para comprovar se a cirurgia é reparadora. Sendo comprovada, o plano autoriza o procedimento.

A cirurgia feita em hospital também tem seu custo, bem como a equipe médica, anestesista, instrumentador, entre outros. Levando em consideração esses outros gastos, a cirurgia pode custar de R$ 11.000,00 a R$ 23.000,00. Esses valores são referentes a Junho de 2022 e podem variar de acordo com a região.