Quais são os benefícios da babosa no cabelo?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 9 votos

A babosa é capaz de fortalecer a raiz e os fios dos cabelos - quando aplicada no couro cabeludo - dessa forma, consegue ajudar na prevenção da queda de cabelo. Além disso, a Aloe Vera estimula a produção de colágeno e é rica em sais minerais e água, que ajudam a fortalecer o fio, deixando-o menos frágil.

Como usar babosa no cabelo?

  1. Corte 3 folhas de babosa ao meio e raspe todo o gel de dentro delas em um recipiente.
  2. Lave o cabelo com shampoo.
  3. Retire o excesso de umidade dos fios.
  4. Aplique o gel de babosa no comprimento.
  5. Deixe agir por 20 minutos.
  6. Enxágue e finalize com o condicionador.

Para caspa, você pode usar o gel de babosa puro no couro cabeludo.

Quantas vezes por semana posso passar babosa no cabelo? Se seus cabelos estão muito ressecados é recomendado aplicar a babosa duas vezes na semana; já para fazer a manutenção periódica apenas uma vez é suficiente. É importante pontuar que a babosa deixa os fios mais pesadinhos, por isso o uso diário é contraindicado.

O resultado da babosa no cabelo são madeixas hidratadas, com fios fortalecidos e com crescimento acelerado, muito mais macios e com brilho radiante.

Tudo isso pode ajudar a manter o cabelo forte e saudável, mas não faz milagres em relação ao crescimento. Desconfie sempre de promessas de prazos curtíssimos. Na verdade, não existe fórmula mágica para acelerar muito o processo. A média é de 1 cm por mês.

Se você já tiver extraído o gel, vale utilizá-lo em seguida para que suas propriedades sejam mantidas. Se for armazenar no refrigerador, guarde em um pote fechado e pingue algumas gotas de limão (dependendo de como vai usar depois) — assim, ele não escurece. Contudo, fique de olho na textura, no aspecto e no cheiro.

Outro fato propagado de maneira incompleta é a afirmação de que a babosa escurece os cabelos. O que acontece, na verdade, é que no caso de fios muito claros e porosos, ela pode manchar a princípio, mas sai após a lavagem. Inclusive, é por isso que o vegetal é contraindicada para madeixas recém-descoloridas.

Quem não deve usar babosa
A babosa não deve ser usada por via oral, mas somente sobre a pele do couro cabeludo ou nos fios de cabelo. Além disso, não deve ser usada por pessoas que têm alergia a essa planta medicinal, sendo por isso importante fazer o teste de alergia antes do seu uso.

Hidratação fácil com babosa para cabelos
Coloque aproximadamente uma colher de sopa do gel na mistura. Para maior hidratação, adicione uma colher de chá de óleo vegetal de sua preferência, como os de abacate ou de coco. Misture todos os ingredientes até que fique uma mistura homogênea e está pronto.

Corte a folha da babosa e com a ajuda de uma colher raspe todo o gel que fica dentro dela. Lave o cabelo apenas com o shampoo e retire o excesso de água com a toalha, e em seguida aplique o gel da babosa puro em todo o cabelo mecha por mecha e deixe agir por 20 minutos.

Babosa: também é uma planta antimicrobiana. Recomendável para candidíase. Aqui para usá-la, a pessoa precisa tirar a seiva (aquele líquido amarelo que pinica).